Crescimento económico da Zona Euro mantém-se nos mesmo níveis

  • Lusa
  • 23 Abril 2018

Crescimento económico da Zona Euro manteve-se nos níveis moderados registados em março. Índice PMI composto da atividade total manteve-se nos 55,2 pontos, o mesmo valor de março.

O crescimento económico da Zona Euro manteve-se em abril nos níveis moderados do mês anterior, quando atingiu o mínimo desde janeiro de 2017, indicou, esta segunda-feira, a Markit.

Segundo a primeira estimativa para abril, o índice PMI (Purchasing Managers’ Index) composto da atividade total da zona euro da Markit manteve-se em 55,2 pontos, o mesmo valor de março, continuando acima da média de 53,8 pontos verificada nos últimos cinco anos.

O setor industrial liderou a subida, apesar da taxa de crescimento da produção ter desacelerado para o nível mínimo dos últimos 17 meses.

O crescimento da atividade total desceu intensamente desde o máximo observado no início do ano, de acordo com a redução do ritmo de crescimento da carteira de encomendas que aumentou ao ritmo mais fraco dos últimos 15 meses.

As exportações foram prejudicadas em parte e principalmente pela solidez do euro face ao dólar.

Simultaneamente, a chegada de novas encomendas no setor de serviços reduziu-se para um mínimo dos últimos oito meses, traduzindo um enfraquecimento generalizado do crescimento da procura tanto nos mercados internos como nos da exportação.

Por países, o crescimento acelerou ligeiramente em França e na Alemanha, mas em ambos não recuperou para os níveis observados em fevereiro passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crescimento económico da Zona Euro mantém-se nos mesmo níveis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião