A manhã num minuto

Não sabe o que se passou durante a manhã? Fizemos um vídeo que reúne as notícias mais relevantes, em apenas um minuto.

Bruxelas deverá divulgar, através do Twitter, a decisão de avançar com o comboio de alta velocidade entre Évora e Mérida. Contudo, ao ECO, Governo garante que será uma “linha convencional“. Em entrevista, João Proença, presidente do Conselho de Supervisão, explicou que o saldo positivo de quase 500 milhões de euros da ADSE tem uma contribuição positiva para as contas públicas.

A Comissão Europeia deverá divulgar esta quinta-feira, através da rede social Twitter, a decisão de avançar com o comboio de alta velocidade entre Évora, em Portugal, e Mérida, em Espanha, segundo avançou fonte comunitária. Contudo, ao ECO, fonte oficial do Ministério do Planeamento e das Infraestruturas garante que será apenas uma “linha convencional” e não um TGV.

O presidente do Conselho Geral e de Supervisão da ADSE, um órgão que iniciou funções em outubro e tem poder consultivo sobre as decisões do Conselho Diretivo, considera que o Governo se tem “portado muito mal” relativamente à ADSE. Em parte, diz João Proença, o Governo não assume a sua responsabilidade perante certos beneficiários mais vulneráveis da ADSE. Por outro lado, não permite que a ADSE gaste do seu próprio excedente pois este é útil para as contas do Estado.

O novo pacote de políticas para a habitação, apresentado esta semana pelo Governo, tem um conjunto de “medidas interessantes”, mas “curtas” para resolver o problema, defende Francisco Horta e Costa. O diretor-geral da CBRE, a mais importante consultora de investimento imobiliário em Portugal, sugere que “se o Estado quer dinamizar verdadeiramente o mercado de arrendamento tem de participar nele de forma mais ativa”.

A Jerónimo Martins aumentou os lucros nos primeiros três meses do ano e registou um resultado positivo de 85 milhões de euros, em comparação com os 78 milhões registados no mesmo período do ano anterior. Segundo a retalhista, esta melhoria é justificada pelas vendas fortes durante o período da Páscoa, mas também pelo desempenho do negócio na Polónia.

Usa o Gmail? Então já pode experimentar o novo aspeto e as novas funcionalidades que a Google preparou para si. O serviço de correio eletrónico está a ser redesenhado para ser mais intuitivo e, a partir desta quarta-feira, passou a ser possível experimentar todas essas novidades, assim como um visual mais moderno e em linha com os outros serviços da multinacional.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A manhã num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião