Já pode experimentar o novo Gmail. Saiba como

A Google já deixa os utilizadores experimentarem o novo Gmail. Existem novas funcionalidades e um visual mais moderno. Há emails que se autodestroem e um botão como o dos despertadores.

Usa o Gmail? Então já pode experimentar o novo aspeto e as novas funcionalidades que a Google preparou para si. O serviço de correio eletrónico está a ser redesenhado para ser mais intuitivo e, a partir desta quarta-feira, passou a ser possível experimentar todas essas novidades, assim como um visual mais moderno e em linha com os outros serviços da multinacional.

O ECO já tinha noticiado que estas mudanças estavam a caminho. Mas o novo Gmail ainda não foi lançado para toda a gente: qualquer pessoa com conta Google pode experimentar para ver como é, mas, se não gostar, pode voltar a pôr tudo como estava. É uma espécie de programa de testes que a Google lançou esta semana e que, agora, está disponível para quem queira ter um lamiré do que aí vem.

Antes de continuarmos, importa saber que tipo de conta Google é que tem. Se for um utilizador comum, com um endereço do tipo “exemplo@gmail.com”, faça o seguinte:

  1. Basta abrir o Gmail;
  2. Clicar no símbolo das definições;
  3. Depois, clique em “Experimentar o novo Gmail”.

Se for um cliente da Google e tiver uma conta empresarial, então não depende de si: só o administrador é que pode ativar essa opção para toda a gente na sua empresa.

Aspeto geral do novo Gmail, com indicações geradas por um algoritmo de inteligência artificial.Google

No novo Gmail, a Google recorre à inteligência artificial para mostrar algumas indicações inteligentes com o objetivo de melhorar a produtividade. A empresa quis ainda aumentar a interação entre o Gmail e alguns serviços da empresa que são, habitualmente, usados em conjunto. É o caso do Calendário e do Keep, a aplicação de notas da Google.

Através deste algoritmo, a Google traz ainda para a web aquilo que já tinha implementado nas aplicações móveis do Gmail: dá um conjunto de respostas possíveis ao utilizador, que, se quiser, só tem de escolher uma para a enviar.

Mas não é isso que está a deixar os utilizadores mais excitados com estas novidades. Com este novo Gmail, a Google passa a permitir adiar o recebimento de emails, numa espécie de snooze, aquele botão mágico que nos permite adiar a hora do despertador vezes sem conta todas as manhãs. Ao dar snooze num email, voltará a recebê-lo no topo da caixa do correio ao fim de algum tempo, para que não tenha de o ver já, mas também não se esqueça dele mais tarde.

As novidades também vão chegar às aplicações móveis do Gmail, para Android e iOS.Google

Existem também novas opções de segurança. O novo modo “confidencial” permite que defina uma data e hora para que o email se “autodestrua”, impedindo ainda o destinatário de o copiar ou encaminhar para outra pessoa. Como funciona? A Google não envia o conteúdo do email diretamente, mas apenas um link para que o destinatário o possa ver, num ambiente seguro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já pode experimentar o novo Gmail. Saiba como

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião