Google vai mudar o Gmail. Conheça as novidades

A Google prepara-se para atualizar o Gmail, o serviço de email da empresa. Vem aí um novo aspeto visual e outras opções de produtividade para os utilizadores.

A Google está a trabalhar numa atualização ao Gmail que deverá incluir um novo visual e novas funcionalidades. É um dos serviços da multinacional que, apesar de estar entre os mais usados, já não é alvo de mudanças significativas há algum tempo. As novidades deverão chegar em breve, tendo em conta que a empresa notificou os clientes de que vêm aí mudanças para quem acede ao Gmail a partir do browser.

Entre as novidades está a hipótese de adiar o recebimento de emails. Segundo o site especializado Tech Crunch, o novo Gmail terá uma espécie de botão “snooze” (como o dos despertadores), que fará com que alguns emails regressem ao topo da caixa de entrada ao fim de algum tempo, caso o utilizador assim o pretenda. Outra opção é a hipótese de aceder ao serviço Google Calendar, o calendário da Google, diretamente a partir do interface do Gmail. Desta forma, será mais fácil marcar eventos na agenda.

A empresa estará a preparar também a chegada das respostas inteligentes à versão web do Gmail, algo que já existe nas aplicações do serviço para telemóveis Android e iPhones. Com recurso a algoritmos e inteligência artificial, o Gmail é capaz de definir um conjunto de respostas possíveis aos emails recebidos. O utilizador pode optar, assim, por escrever manualmente uma resposta, ou enviar uma resposta já escrita, à distância de um clique.

O novo Gmail no browser terá ainda suporte para guardar emails no computador, que ficam, assim, disponíveis mesmo que o utilizador não tenha acesso à internet. Segundo o Tech Crunch, o novo Gmail vai estar inicialmente disponível para clientes da Google e demais utilizadores, mas só se se inscreverem no programa inicial de testes. Esse programa deverá ser lançado nas próximas semanas.

Quanto ao aspeto visual, ainda não é certo o que é que a Google tem na manga. Acredita-se que a empresa vá adotar o Material Design, o estilo de design adotado pela Google em praticamente todos os serviços. Se se confirmar, o novo Gmail terá um look mais moderno do que o atual, será mais intuitivo e fácil de usar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Google vai mudar o Gmail. Conheça as novidades

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião