Estado afasta Everjets. Contrata três Kamov por ajuste direto

  • ECO
  • 28 Abril 2018

O Estado vai denunciar o contrato com a Everjets pelo facto de a empresa ter os Kamov parados desde o início do ano. Além disso, vai contratar três helicópteros por ajuste direto.

O Estado vai denunciar o contrato com a Everjets, a responsável pela operação e manutenção de três helicópteros Kamov, avança o Diário de Notícias. Isto porque as aeronaves estão paradas desde o início do ano, o que levou a empresa a ser multada em quatro milhões de euros por incumprimento do contrato. Além disso, o ministro da Administração Interna vai abrir um procedimento por ajuste direto para uma nova contratação do mesmo número de Kamov para combater os fogos florestais.

A denúncia do contrato com a Everjets deve-se ao facto de a empresa ter os Kamov parados desde janeiro para manutenção, avança o DN, referindo que a A Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) não tem certificado as peças para a reparação dos helicópteros. Em abril, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, já tinha afirmado que a Everjets terá de pagar quase quatro milhões de euros por incumprimento do contrato.

O jornal avança ainda que, na próxima semana, o ministro vai abrir um procedimento para contratar por ajuste direto três Kamov. Isto será feito através de consulta pública, sem passar pelas tramitações de um concurso público internacional. Se assim fosse, atrasaria muito a reposição dos três helicópteros que são usados no combate aos incêndios.

Segundo o Público, o Ministério da Administração está a negociar com italianos e portugueses para garantir o aluguer de mais de 20 aeronaves para garantir que o dispositivo de combate aos incêndios fica pronto em maio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estado afasta Everjets. Contrata três Kamov por ajuste direto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião