Compras. Adeus, Paris. Olá, Porto!

  • Ana Luísa Alves
  • 15 Setembro 2016

O Porto é a nova capital europeia para as melhores compras, segundo a Bloomberg.

Lisboa tem sido, com o passar dos anos, a cidade-menina dos olhos dos turistas. Mas, segundo a Bloomberg, não devia. A segunda maior cidade do país, o Porto, tem-se revelado a capital das lojas de moda, acessórios e designers que dificilmente serão encontrados noutro lugar.

“Mesmo os designers de Lisboa vêm ao Porto produzir as suas peças porque toda a indústria está aqui”, disse à Bloomberg André Ramos, fundador da Scar ID, uma loja de roupa, acessórios e decoração. Tome nota dos sítios que a Bloomberg aconselha a não perder no Porto.

O que vestir

La Paz

Uma loja de roupa masculina, na Ribeira do Porto, que se foca na modernização da tradicional roupa de pescador. Esta é uma marca que também está à venda em boutiques um pouco por todo o mundo (da Whittmore em Los Angels à Le Bon Marché em Paris).

 

Wrong Weather

Na Boavista, vende roupa masculina desde os casacos J. W. Anderson aos ténis Marni, e também uma vasta coleção de T-shirts e cintos.

Wrong Weather

 

Atelier Ayres Gonçalo

Quando precisar de gravatas pretas, um smoking novo, um fato ou uns sapatos de camurça, visite o Atelier Ayres Gonçalo.

Atelier Ayres Gonçalo

 

Luís Buchinho

O premiado designer Luís Buchinho tem uma loja de moda feminina no centro da cidade. Buchinho é um designer pioneiro no Porto, e a sua mais recente coleção prova que ainda tem trabalhos de fazer inveja: jaquetas de couro, com detalhes origami e vestidos com uma mistura de padrões.

 

Daily Day

Não muito longe do ateliê do designer Buchinho está a Daily Day, uma loja que mistura algumas marcas portuguesas para a moda masculina. Desde a referida La Paz aos mocassins da Weekend Barber, há um pouco de tudo.

Daily Day

 

Acessórios

 

Scar ID

A loja de André Ramos é um verdadeiro tesouro para os designers do Porto. Tem uma linha de itens exclusivos sendo que, alguns deles, vêm de outras partes do país. Além dos acessórios como pulseiras, anéis ou brincos, também pode encontrar aqui tudo o que tenha a ver com moda, cuidados de beleza e decoração.

 

TelmaDA

Jóias e não só. Dos colares aos brincos geométricos, dos óculos de sol feitos à mão da Darkside, às botas Freakloset feitas em couro… Há de tudo um pouco.

 

Burel Factory

Um produção que vem das montanhas de Portugal. Abriu recentemente uma loja no Porto, que vende lenços, casacos, chapéus, malas de mão. Tudo feito com uma lá grossa chamada burel, tradicionalmente usada pelos pastores de ovelhas.

Burel Factory

 

Ideal & Co

O escritório Ideal & Co dá a conhecer mais acerca do artesanato português. A marca foi lançada há alguns anos com uma linha de mochilas de couro, carteiras, bolsas, e não só.

Ideal & Co

 

Decoração

A Vida Portuguesa

Perto da Torre dos Clérigos, A Vida Portuguesa, que também existe em Lisboa, é a típica loja onde podem ser comprados os souvenirs, mas em estilo vintage. É possível encontrar sabonetes caseiros ou livros ilustrados sobre o Fado.

A Vida Portuguesa

Casa Almada

A Casa Almada vende e aluga mobiliário, iluminação e objetos de decoração, com design europeu do século XX. Aqui, é possível encontrar poltronas Erik Kirkegaard ou lâmpadas de parede da coleção Pedro e Inês.

 

Onde ficar

Flores Village Hotel & Spa

Um renovado condomínio, com piscina e spa, fica na Rua das Flores, bem no centro do Porto.

Flores Village Hotel & Spa

 

Pestana Village Porto

Neste hotel, perto da Ponte Luís I, os quartos têm vista para as adegas do Porto, e o restaurante, Rib, oferece um menu com uma seleção de vinhos portugueses.

 

The Yeatman

Com spa e quartos inspirados no estilo britânico e com um restaurante com uma estrela Michelin e vista para a baixa do Porto.

Yeatman

 

Onde Comer

Cantina 32

Um dos restaurantes mais procurados no Porto é a Cantina 32, também na Rua das Flores. A ementa mistura pratos tradicionalmente portugueses e outros mais internacionais, mas com sobremesas fora do habitual: cheesecake de banana caramelizada servido num vaso de flores e coberto com bolachas Oreo.

Boa Nova

Num edifício desenhado pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira, vencedor do prémio Pritzker, e que se situa na vila piscatória de Matosinhos. Perto do oceano Atlântico, os pratos mais pedidos no Boa Nova são, por norma, enguias, ostras ou truta caviar.

Editado por Mariana Barbosa

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Compras. Adeus, Paris. Olá, Porto!

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião