Donald Trump nomeado para Nobel da Paz
Pode o homem que se orgulhava de ter o "maior" botão para o armamento nuclear receber o Nobel da Paz? Dezoito congressistas republicanos pensam que sim, tendo nomeado Donald Trump para essa distinção.
Depois de Moon Jae-in ter defendido que deverá ser Donald Trump o próximo a receber o Prémio Nobel da Paz, dezoito congressistas republicanos acabam de formalizar a nomeação do Presidente norte-americano para essa distinção. Numa carta enviada ao comité norueguês, os legisladores salientam que o empresário nova-iorquino deve ser reconhecido pelo seu contributo para “o fim da Guerra da Coreia, a desnuclearização dessa península e para a paz dessa região”.
De acordo com as regras dos Prémios Nobel, apenas membros dos órgãos legislativos nacionais, professores universitários e laureados podem nomear candidatos a esta distinção, recorda o The Guardian.
No ano passado, o prémio em causa foi entregue à Campanha Internacional para Abolir Armas Nucleares. O vencedor deste ano será anunciado em dezembro.
A nomeação de Donald Trump é particularmente curiosa, já que, durante meses, o líder norte-americano entrou em confrontos diretos, através do Twitter e da comunicação social, com o líder norte-coreano, a quem apelidou de “little rocket man” (numa tradução livre, pequeno homem do foguetão).
A concretizar-se o desejo dos congressistas, o homem que uma vez disse “ter um botão maior e mais poderoso para o armamento nuclear” do que Kim receberá um prémio pelo seu trabalho no desarmamento nuclear desse regime.
A Coreia do Norte e a Coreia do Sul reuniram-se no final do mês passado, tendo acordado a desnuclearização da península e a transformação do armistício num tratado de paz que porá, por fim, um ponto final definitivo na Guerra da Coreia. Agora Kim Jong-un deverá encontrar-se com Donald Trump para discutir as relações entre essas duas potências.
Recorde-se que o anterior Presidente norte-americano, Barack Obama, recebeu, em 2009, a distinção pelos seus “esforços extraordinários para fortalecer a diplomacia a cooperação entre os povos”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Donald Trump nomeado para Nobel da Paz
{{ noCommentsLabel }}