“É inaceitável” que portugueses não conheçam maiores devedores da Caixa, diz PSD

Leitão Amaro diz que é "inaceitável" não se conhecerem os nomes dos beneficiários de créditos "em condições muito duvidosas" dados pela CGD.

Os social-democratas consideram “inaceitável” que não se conheçam os nomes daqueles a quem foram concedidos “créditos em condições muito duvidosas” e que estão em incumprimento pela Caixa Geral de Depósitos, quando a recapitalização do banco público exigiu um “esforço tão grande aos portugueses”. Os social-democratas entregaram, esta quinta-feira, no Parlamento um pedido de acesso aos nomes dos 50 maiores devedores dessa instituição, como já havia sido anunciado, no início da semana, por Rui Rio.

Em declarações aos jornalistas, transmitidas pela SIC Notícias, o deputado Leitão Amaro acusou ainda a esquerda e os socialistas de terem “escondido” esses nomes, quando se “juntaram” para terminar a comissão de inquérito parlamentar ao banco liderado por Paulo Macedo. “A decisão que temos dos tribunais é que o Parlamento tem direito a conhecer, mas os partidos da esquerda juntaram-se para terminar a comissão”, sublinhou o social-democrata. Leitão Amaro deixou, por isso, duas questões à esquerda: “o que têm a esconder? De que têm medo?”

Na opinião do parlamentar, “quando os portugueses são chamados a um esforço tão grande de injeção de uma verba tão elevada no banco público, é inaceitável” que não se conheçam os maiores beneficiários de créditos que acabaram por ficar incumpridos, o que terá levado, em última instância, a essa necessidade de assistência pública.

Esta manhã, no programa Fórum TSF, Leitão Amaro já tinha defendido que foram as decisões “pouco corretas” e que se vieram “a revelar muito perniciosas” que acabaram por justificar essa injeção de dinheiro dos contribuintes.

Além dos nomes dos devedores, o PSD quer também saber quem tomou a decisão de concessão desses créditos e que garantias exigiu, nessas ocasiões.

Entretanto, a Caixa Geral de Depósitos já veio negar o pedido anunciado por Rui Rio, invocando o sigilo bancário. “São situações particulares que não colocam nenhum problema sobre a confiança do sistema”, riposta Leitão Amaro.

Também esta quinta-feira, os comunistas solicitaram as listas dos maiores devedores de todos os bancos que foram intervencionados ou que receberam empréstimos com dinheiros públicos, isto é, Banif, BPI, BCP, BES e, é claro, CGD. PCP também quer saber quem foram os decisores desses créditos em falta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“É inaceitável” que portugueses não conheçam maiores devedores da Caixa, diz PSD

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião