Ministro da Defesa visita Angola entre tensão diplomática
Ainda não é conhecido se Azeredo Lopes poderá reunir com o seu homólogo na visita a Angola, que vai decorrer no âmbito da cooperação técnico-militar com os membros da CPLP.
O ministro da Defesa deverá visitar Angola nas próximas duas semanas, de acordo com informação avançada pelo Diário de Notícias e confirmada junto do Governo por jornais incluindo o Expresso e o Público. A visita de Azeredo Lopes chega numa altura em que as relações diplomáticas entre Portugal e Angola estão tensas.
O Presidente angolano, João Lourenço, congelou as relações com Lisboa, em parte devido ao processo Operação Fizz, com a constituição como arguido do ex-vice-Presidente de Angola, Manuel Vicente. As autoridades angolanas consideram que o processo deveria ser transferido para Angola, mas Portugal rejeita essa proposta. Angola está a atrasar a entrada em funções do seu embaixador em Lisboa, apesar do sucessor de José Marcos Barrica já ter o agrément do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa.
A visita de Azeredo Lopes vai ser realizada no contexto da cooperação técnico-militar entre Portugal e os países pertencentes à Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), que já levou à visita do mesmo ministro a São Tomé e Príncipe e a Moçambique. Ainda não se sabe se Azeredo Lopes se poderá encontrar com o seu homólogo angolano.
Recorde-se que Francisca van Dunem, a ministra da Justiça, tinha uma visita agendada para Angola que foi cancelada pouco antes da viagem, após o congelamento de visitas de alto nível entre os dois países.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ministro da Defesa visita Angola entre tensão diplomática
{{ noCommentsLabel }}