5 coisas que vão marcar o dia

  • Rita Atalaia
  • 9 Maio 2018

Os deputados devem aprovar na comissão de Orçamento e Finanças os créditos dos juros negativos. Isto no mesmo dia em que se realiza debate quinzenal e se conhecem os números do desemprego.

O debate em torno dos créditos dos juros negativos nos empréstimos da casa deve voltar a aquecer esta quarta-feira quando os deputados votarem a proposta na comissão de Orçamento e Finanças. Ainda no Parlamento, o debate quinzenal trás para cima da mesa “questões políticas e económicas”. Isto no mesmo dia em que o Instituto Nacional de Estatística revela os números para o emprego. Além disso, a EDP Renováveis revela os resultados trimestrais, enquanto os trabalhadores da Autoeuropa decidem o futuro da Comissão de Trabalhadores.

Deputados votam juros negativos… e recebem Carlos Costa

A proposta do PS e do Bloco de Esquerda que altera a lei de modo a que os clientes da banca tenham a devolução dos juros da casa relativos ao período em que estejam em terreno negativo foi aprovada em grupo de trabalho. E deverá ser aprovada esta quarta-feira na comissão de Orçamento e Finanças. Uma decisão que tem merecido críticas por parte dos bancos. Na mesma iniciativa, os deputados vão ainda ouvir Carlos Costa sobre o relatório e contas de 2017 do Banco de Portugal.

“Questões políticas e económicas” em debate quinzenal

As políticas económicas e sociais vão dominar as perguntas dos partidos no debate quinzenal com o primeiro-ministro, que será aberto pelo PSD. A bancada parlamentar social-democrata indicou que pretende inquirir António Costa sobre “questões políticas e económicas”, seguindo-se o PS com “questões económicas e sociais”. O terceiro partido a intervir será o Bloco de Esquerda, sobre “políticas sociais, economia e relações internacionais”, seguindo-se o CDS sobre “políticas de soberania e sociais”. Já o PCP quer incluir no debate questões laborais.

Taxa de desemprego continua a cair?

O Instituto Nacional de Estatísticas apresenta esta quarta-feira os números para o emprego nos primeiros três meses do ano. Isto numa altura em que as perspetivas em torno do mercado laboral estão a melhorar. A taxa de desemprego tem revelado uma tendência de queda, situando-se mesmo abaixo dos 8%. No primeiro mês do ano, a taxa ficou nos 7,9% — é preciso recuar até julho de 2004 para encontrar um valor mais baixo. E não deve ficar por aqui: em fevereiro, a taxa deve recuar para os 7,8%.

É a vez de a EDP Renováveis revelar as contas

É esta quarta-feira que a EDP Renováveis vai apresentar as contas para o primeiro trimestre do ano, com os analistas a preverem lucros na ordem dos 90 milhões de euros. Os resultados são revelados antes de serem conhecidos os resultados da casa-mãe. A EDP vai apresentar as contas referentes aos primeiros três meses na quinta-feira.

Autoeuropa decide futuro da Comissão de Trabalhadores

Os 5.700 trabalhadores da fábrica da Volkswagen vão votar para decidirem se a Comissão de Trabalhadores (CT) continua a desempenhar funções. Na base desta votação está o descontentamento de alguns trabalhadores quanto ao desempenho da comissão, nomeadamente promessas que ficaram por cumprir e o resultado das negociações laborais. Para que esta seja destituída, terão de votar dois terços dos funcionários.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião