Em atualização EUA saem do acordo nuclear com o Irão. Vice-presidente já informou o Congresso

O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, já terá informado o Congresso de que o presidente vai anunciar a saída dos EUA do acordo nuclear com o Irão.

Os Estados Unidos deverão abandonar o acordo nuclear com o Irão, uma decisão que se espera que seja anunciada esta terça-feira pelo presidente Donald Trump. Segundo a CNN, o vice-presidente, Mike Pence, comunicou ao Congresso que o presidente vai anunciar a saída do país do acordo.

A informação foi avançada inicialmente pelo The New York Times (acesso condicionado), que garantiu que a intenção de os EUA saírem do acordo nuclear com o Irão foi transmitida pelo chefe de Estado norte-americano ao homólogo francês, Emmanuel Macron. A confirmar-se a decisão, abre-se a porta a novas sanções ao Irão.

Já depois da publicação da notícia pelo diário norte-americano, um representante da Presidência francesa veio a público garantir que Donald Trump não transmitiu qualquer informação sobre o sentido de decisão a Emmanuel Macron, desmentindo a notícia.

De acordo com o jornal, que cita uma fonte com conhecimento da conversa entre os dois líderes, os Estados Unidos deverão reinstaurar todas as sanções económicas contra o Irão que tinham sido levantadas na sequência do acordo. Segundo o jornal, deverá ser esta a posição que Donald Trump vai transmitir esta terça-feira, numa conferência de imprensa que o próprio marcou através do Twitter. O anúncio deverá ser feito por volta das 19h00 em Lisboa.

Trump exigia limites mais apertados ao Irão

Os parceiros do acordo, como é o caso de França, terão insistido para que Donald Trump mantivesse os Estados Unidos no acordo alcançado em 2015, e que foi considerado uma das principais conquistas da Presidência de Barack Obama.

No entanto, segundo informações obtidas pelo mesmo jornal, as negociações colapsaram, com Trump a insistir que as fortes limitações na produção de combustível nuclear impostas ao Irão sejam mantidas mesmo para lá de 2030. O acordo de 2015 tem como principal objetivo travar as capacidades do Irão de produzir armas nucleares. Em troca, a comunidade internacional concordou em levantar as sanções económicas que representam uma barreira ao crescimento económico daquele país.

Petróleo cai, mesmo com a decisão

O mercado do petróleo está exposto a esta decisão, uma vez que as sanções que poderão ser impostas pelos Estados Unidos deverão limitar significativamente a capacidade de produção do Irão.

Ora, o Irão representa um terço da produção petrolífera mundial, pelo que é expectável uma redução da oferta no mercado. É por isso que o preço do barril de petróleo em Nova Iorque, para entrega em junho, chegou a ultrapassar a fasquia dos 70 dólares, algo que não acontecia desde 2014.

No entanto, esta terça-feira, mesmo com a notícia do The New York Times, o preço do crude está a derrapar. O contrato de WTI está agora a valer 69,02 dólares, uma queda intradiária de 1,4%.

(Notícia em atualização)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA saem do acordo nuclear com o Irão. Vice-presidente já informou o Congresso

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião