A manhã num minuto

Não sabe o que se passou durante a manhã? Fizemos um vídeo que reúne as notícias mais relevantes, em apenas um minuto.

A instituição liderada por Teodora Cardoso diz que, no Programa de Estabilidade, o Governo adota a “opção correta” em matéria de política orçamental. No entanto, a estratégia traçada é “insuficiente”.

O Conselho de Finanças Públicas (CFP) diz que o Governo adotou a “opção correta em matéria de política orçamental” no Programa de Estabilidade 2018-2022, mas identifica um conjunto de questões que servem de aviso a Mário Centeno. A rigidez da despesa continua a aumentar, suportada por mais crescimento económico.

As exportações de bens sofreram um tombo de 5,7% em março, face ao mesmo período de 2017, invertendo assim o movimento de crescimento verificado no mês anterior. É a primeira queda homóloga desde final de 2016: é preciso recuar a outubro daquele ano para encontrar outra descida, e, mesmo assim, menos significativa. Efeitos de calendário ajudam a explicar a evolução mais recente.

O principal índice bolsista nacional iniciou a sessão desta quinta-feira em terreno positivo, com a maioria das cotadas acima da linha de água. Entre os ganhos destacam-se os do BCP e da Galp Energia, que renova máximos de dez anos. Já nas perdas, o protagonismo é da Pharol.

O Aeroporto Humberto Delgado, ou da Portela, está a atingir o limite. O Montijo é a solução para o novo aeroporto, sendo que o projeto superou mais um obstáculo. O Estudo de Impacte Ambiental não aponta impedimentos — os impactes ambientais são mitigáveis. Fica, assim, a faltar a avaliação pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), mas também a negociação com a Vinci. Pedro Marques diz que “será difícil”, tendo em conta a posição de quase monopólio da empresa francesa, mas acredita que a nova infraestrutura será uma realidade em 2022.

A Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa vai continuar em funções. O referendo realizado esta quarta-feira resultou em 57% dos votos para o “não”, resultado que significa que Fernando Gonçalves e a sua equipa continuam a representar os trabalhadores. O “sim” obteve 38% dos votos, dos 3.174 trabalhadores que votaram esta tarde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A manhã num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião