Preço do petróleo leva Galp para máximos de dez anos

  • Juliana Nogueira Santos
  • 10 Maio 2018

A petrolífera avança mais de 1% esta sessão, cotando a valores máximos de 10 anos. Em conjunto com o BCP está a puxar por Lisboa.

O principal índice bolsista nacional iniciou a sessão desta quinta-feira em terreno positivo, com a maioria das cotadas acima da linha de água. Entre os ganhos destacam-se os do BCP e da Galp Energia, que renova máximos de dez anos. Já nas perdas, o protagonismo é da Pharol.

O PSI-20 abriu a valorizar 0,29% para 5.566,43 pontos, impulsionado pelo avanço de 0,81% dos títulos do banco liderado por Nuno Amado, que cotam nos 29,91 cêntimos, e da petrolífera nacional, que ganha 1,31% para 16,65 euros.

A Galp Energia segue o caminho da matéria-prima que mais utiliza, o petróleo. Enquanto o “ouro negro” sobe cerca de 0,70% esta quinta-feira, as ações da petrolífera seguem a renovar máximos de maio de 2008, ou seja, dez anos.

Já, o BCP regista a quinta sessão de ganhos, após ter apresentado um aumento dos lucros de 70%, mas os seus títulos ainda não ultrapassaram os 30 cêntimos. Segundo os analistas do BPI, a publicação das contas trimestrais e a subida das yields soberanas europeias tem acelerado a recuperação iniciada na semana passada. No entanto, “o título enfrenta uma resistência técnica formada pela zona dos 0,2980/0,30”, que ainda não foi capaz de ultrapassar.

Em terreno de quedas está a Pharol, que desvalorizava 0,54% na abertura, cotando nos 27,5 cêntimos e a EDP Renováveis, que desliza 0,13% para 7,92 euros, mesmo após ter anunciado um aumento de 39% nos seus lucros.

 

Fora do índice principal, e também após ter apresentado resultados, a Sonae Indústria cai 2,47% para 2,76 euros. A empresa liderada por Paulo Azevedo fechou o primeiro trimestre do ano com lucros de 3,8 milhões de euros, uma descida de 40,8% face a igual período do ano anterior.

(Notícia atualizada pela última vez às 8h39 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço do petróleo leva Galp para máximos de dez anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião