Violas quer impedir CaixaBank e Santoro de votarem venda do BFA

  • ECO
  • 3 Novembro 2016

O maior acionista português do BPI defende que tanto o CaixaBank como Isabel dos Santos são parte interessada no negócio do BFA.

A Violas Ferreira Finance, maior acionista português do BPI, quer impedir o CaixaBank e a Santoro, de Isabel dos Santos, de votarem na assembleia-geral do BPI onde vai ser votada a venda de 2% do Banco de Fomento Angola (BFA) à Unitel, marcada para 23 de novembro. A notícia é avançada, esta quinta-feira, pelo Jornal de Negócios.

“É a nossa interpretação e, se a lei for seguida, estes investidores não poderão votar”, diz ao Negócios Tiago Violas Ferreira, administrador da Violas Ferreira Finance.

O argumento do gestor é que tanto o CaixaBank como a Santo são parte interessada no negócio do BFA. Isabel dos Santos é também acionista da Unitel, cuja gestão controla, e o CaixaBank pôs fim ao limite de votos no BPI depois de a administração do banco ter proposto a venda de 2% do BFA à Unitel. “Na carta em que o BPI propõe a venda do BFA à Unitel, está escrito, preto no branco, que a desblindagem é condição do negócio”, refere Tiago Violas Ferreira.

A ATM, associação de pequenos investidores, também se opõe a que o CaixaBank e a Santoro votem nesta assembleia-geral e, se avançarem com uma iniciativa para impedir que isto acontece, a família Violas apoiá-la-á, escreve ainda o Negócios. No fim, caberá ao presidente da mesa da assembleia-geral, Carlos Osório de Castro, ou aos investidores presentes decidirem.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Violas quer impedir CaixaBank e Santoro de votarem venda do BFA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião