Facebook suspende cerca de 200 aplicações por uso indevido de dados

  • Rita Frade
  • 14 Maio 2018

As cerca de 200 aplicações foram suspensas até que se confirme que, de facto, os dados dos utilizadores foram utilizados de forma indevida pelas mesmas.

O Facebook anunciou, esta segunda-feira, que suspendeu cerca de 200 aplicações, como resultado de uma auditora feita a apps que tinham acesso a grandes quantidades informações.

De acordo com o vice-presidente de parcerias de Produto do Facebook, Ime Archibong, as aplicações foram suspensas até que se confirme que, de facto, os dados dos utilizadores foram utilizados de forma indevida pelas mesmas.

Esta medida faz parte de um processo de investigação, anunciado em março, pelo presidente executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, após o escândalo da Cambridge Analytica.

O processo está, assim, dividido em duas fases: numa primeira são identificadas todas as aplicações que tiveram acesso a grandes quantidades de informação, antes de o Facebook alterar as suas políticas e reduzir o acesso aos dados dos utilizadores em 2014; depois, caso seja necessário, a rede social irá pedir informações adicionais sobre a aplicação em causa e realizar auditorias, “que podem incluir inspeções”.

Caso se confirme que uma determinada aplicação acedeu de forma indevida aos dados dos utilizadores, o Facebook irá bani-la da rede social e notificar as pessoas afetadas.

Recorde-se que o Facebook já começou a notificar os utilizadores, para que estes possam saber se os seus dados foram ou não partilhados com a Cambridge Analytica, através da aplicação “This Is Your Digital Life”. Se ainda não recebeu uma mensagem da rede social, pode aceder ao centro de ajuda da rede social, aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Facebook suspende cerca de 200 aplicações por uso indevido de dados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião