Na primeira semana, foram feitas quase 450 mil simulações de pensões
A maioria são simulações automáticas, mas também foram feitas cerca de 78 mil simulações à medida. Ferramenta está disponível desde 9 de maio.
Na primeira semana de funcionamento, a nova ferramenta da Segurança Social para estimar a idade de reforma e o valor da pensão futura registou 448.808 simulações.
De acordo com dados do Ministério do Trabalho, em causa estão 370.816 simulações automáticas e quase 78 mil simulações à medida. Os dados não dizem respeito ao número de utilizadores mas sim de simulações: uma pessoa pode fazer várias.
A simulação automática, disponível para a pensão de velhice, permite estimar a idade de reforma e o valor bruto a receber, tendo por base as remunerações do trabalhador registadas na Segurança Social. E é possível selecionar outra data, para perceber o impacto da decisão.
Há ainda a possibilidade de fazer simulações à medida, que abrangem pensões de velhice e invalidez, e que permitem alterar um conjunto de pressupostos assumidos na simulação automática. Os dados do Ministério do Trabalho, apurados entre as 00h01 de 9 de maio e de 16 de maio, apontam para 77.992 simulações à medida.
Já no período entre 8 e 14 de maio, o sistema registou 45.276 novas adesões e pedidos de segunda via à Segurança Social Direta — é através desta canal que os trabalhadores podem aceder ao simulador de pensões.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Na primeira semana, foram feitas quase 450 mil simulações de pensões
{{ noCommentsLabel }}