Lucros da Sonae Sierra caem 2% para os 93 milhões

A Sonae Sierra teve uma quebra de 2% nos lucros nos primeiros nove meses do ano. A empresa imputa esta descida ao menor valor criado nas propriedades de investimento.

A Sonae Sierra fechou os primeiros nove meses do ano com lucros de 92,6 milhões de euros, que compara com os 94,8 milhões de euros registados em igual período do ano anterior, informou a empresa em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A empresa do universo Sonae imputa a descida de 2% no resultado líquido “pelo menor valor criado nas propriedades de investimento, consequência da menor compressão das yields na Europa”.

Já o resultado direto atingiu os 40,2 milhões de euros, menos 2,1 milhões de euros ou menos 4% do que o registado nos primeiros nove meses do ano anterior. Em termos de resultados operacionais (EBIT) a Sonae Sierra tinha no final do terceiro trimestre alcançado os 70,5 milhões de euros, uma descida de 7% face ao período homólogo de 2015.

A empresa liderada por Fernando Guedes de Oliveira adianta que “o efeito adverso da venda de ativos mais que compensou os resultados operacionais positivos do portefólio comparável”. A Sonae Sierra acrescenta que “o crescimento do EBIT dos serviços, sobretudo dos serviços de gestão e comercialização e dos serviços de desenvolvimento foi totalmente absorvido pelo efeito adversos das vendas de ativos de finais de 2015 e 2016”.

Nota ainda para o resultado indireto alcançado pela Sonae Sierra entre janeiro e setembro de 52,3 milhões de euros em linha com o registado em igual período de 2015. Este valor reflete o valor criado pela abertura do ParkLake, a compressão das yields na Europa e os ganhos gerados com a venda de ativos.

A empresa assinala ainda que as vendas de lojistas na Europa aumentaram 3,3% numa base comparável com o mesmo período de 2015, sendo de assinalar um crescimento de 15,8% na Roménia, 10% em Espanha e 3% em Portugal. Já no Brasil as vendas registaram uma ligeira subida de 0,4% (em reais e em base comparável).

“Os primeiros nove meses evidenciam resultados operacionais estáveis e um aumento global das vendas dos lojistas, da taxa de ocupação e das rendas. Temos vindo a consolidar o nosso crescimento a nível global, materializado neste trimestre pelo sucesso da inauguração do ParkLake em Bucareste, na Roménia e pela assinatura do nono contrato de comercialização em Marrocos”, adianta o CEO da Sonae Sierra, Fernando Guedes de Oliveira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucros da Sonae Sierra caem 2% para os 93 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião