Comissão Europeia avisa novo Governo de Roma sobre a dívida pública

  • Lusa
  • 22 Maio 2018

A Comissão Europeia avisou esta terça-feira o novo governo italiano sobre as derrapagens orçamentais, recordando que o país é um dos Estados mais endividados da Zona Euro.

“A Comissão Europeia, por princípio, não se mete na política nacional dos respetivos países. Mas, para nós é importante que o novo governo italiano mantenha a mesma direção no sentido de uma política orçamental responsável, disse o vice-presidente da comissão, responsável pelo euro, Valdis Dombrovskis, em entrevista ao jornal alemão Handelsblatt.

“A Itália tem a dívida pública mais elevada da Zona Euro depois da Grécia”, sublinhou Dombrovskis.

Giuseppe Conte, jurista de 54 anos, vai dirigir o Governo do Movimento 5 Estrelas e da Liga sendo que os dois movimentos defendem medidas que, segundo a comissão, podem sobrecarregar orçamento e agravar a dívida pública.

“Não podemos deixar de aconselhar sobre a manutenção do rumo em matéria de política económica e financeira, no sentido da promoção do crescimento através de reformas e afirmar que o deficit orçamental seja mantido sob controlo”, acrescentou Valdis Dombrovskis ao mesmo jornal económico alemão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comissão Europeia avisa novo Governo de Roma sobre a dívida pública

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião