Movimento 5 Estrelas e Liga propõem Giuseppe Conte para primeiro-ministro

Os dois partidos populistas propuseram ao Presidente italiano o nome de Giuseppe Conte para ocupar o cargo de primeiro-ministro. Será este a ter a palavra final.

A coligação formada pela Liga Norte e o Movimento 5 Estrelas propôs esta segunda-feira o nome de Giuseppe Conte para o cargo de primeiro-ministro do novo Governo do país, adianta a Reuters (conteúdo em inglês). Os líderes dos partidos apresentaram esta proposta ao Presidente italiano, Sergio Mattarella, a quem pertence agora a palavra final.

Estou muito orgulhoso desta escolha, Giuseppe Conte será o chefe de um Governo político indicado por duas forças políticas“, disse Luigi Di Maio, líder do Movimento 5 Estrelas, aos jornalistas. Di Maio e Matteo Salvini, da Liga, encontraram-se esta segunda-feira com o Presidente de Itália, numa audiência, onde apresentaram o contrato de Governo estabelecido entre ambos, mas também o nome de Giuseppe Conte para o cargo.

Recorde-se que o professor universitário de Direito, de 54 anos, já era apontado como um dos possíveis nomes para ser eleito primeiro-ministro pelos dois partidos populistas, escreve a Reuters, uma vez que os líderes Di Maio e Salvini tinham posto de parte a hipótese de serem eles a liderar o Governo. A decisão final cabe a Sergio Mattarella.

Após ser decidido criar uma coligação e um plano de Governo, ambos os partidos definiram como medidas uma descida dos impostos, a redução da idade da reforma e um aumento dos gastos públicos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Movimento 5 Estrelas e Liga propõem Giuseppe Conte para primeiro-ministro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião