Hoje nas notícias: ISP, RGPD e Mariana Vieira da Silva

  • ECO
  • 24 Maio 2018

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

As novas regras da proteção de dados entram em vigor esta sexta-feira e muitas empresas estão a ter dificuldades de adaptação ao novo regime. É o caso da startup portuguesa iFarmácias que vai encerrar operações em Portugal por causa do Regime Geral de Proteção de Dados. Outras notícias que marcam o dia: o Parlamento discute esta quinta-feira os elevados preços dos combustíveis.

Combustíveis rendem nove milhões por dia ao Estado

O Imposto Sobre os produtos Petrolíferos (ISP) rendeu em média nove milhões de euros por dia ao Estado no primeiro trimestre. A arrecadação de receita com este imposto deveu-se sobretudo ao aumento extraordinário de seis cêntimos do ISP registado em 2016. O Parlamento debate esta quinta-feira a escalada dos preços que atirou o preço dos combustíveis para máximos de pelo menos 2014. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Mariana Vieira da Silva: “É cedo para dizer se há condições para acordo alargado”

É o braço direito de António Costa no Governo e no partido, ocupando a pasta de secretária de Estado adjunta do primeiro-ministro e responsável pela coordenação da moção que o líder socialista leva ao próximo congresso. Mariana Vieira da Silva diz que “ainda é cedo para dizer se há condições para um acordo alargado” com a esquerda. Questionada sobre José Sócrates e que impacto é que o tema pode ter no congresso socialista este fim de semana, a responsável diz que os militantes do PS tiveram sobretudo a preocupação de “definir uma estratégia para o futuro”. Leia a entrevista completa no Público (acesso pago).

Proteção de dados fecha startup portuguesa

Entra em vigor esta sexta-feira o Regime Geral de Proteção de Dados em Portugal e nos restantes Estados membros da União Europeia. As empresas vão ter de se adaptar às novas regras mas dizem-se “desconfortáveis e insatisfeitas” com as pesadas coimas que poderão ser aplicadas aos incumpridores. Foi por causa disto que a startup portuguesa iFarmácias, uma aplicação móvel que permite encontrar farmácias, revelou que vai encerrar a sua operação no país. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Pedro Nuno Santos: “Debate da reestruturação da dívida hoje não faz sentido”

Já defendeu um perdão à dívida pública, mas hoje esse debate não faz sentido “em Portugal e na Europa”. Pedro Nuno Santos, ministro da Presidência, considera que o país está a demonstrar hoje em dia que “é possível reduzir a dívida pública”, ao contrário do “Governo da direita, com uma política de austeridade durante quatro anos” que “teve a dívida pública sempre a aumentar”. Leia a entrevista completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Juiz manda destruir e-mails dos processos Marquês e BES no caso EDP

Um despacho do juiz vai obrigar à eliminação do correio eletrónico retirado dos processos Marquês e BES no caso EDP. A decisão coloca em causa os procedimentos do Ministério Público e pode comprometer todo o caso que investiga as rendas excessivas atribuídas ao setor elétrico nos últimos anos. Leia a notícia completa no i (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: ISP, RGPD e Mariana Vieira da Silva

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião