Fiat Chrysler recolhe 4,8 milhões de veículos nos EUA por problemas no “cruise control”

O problema impede os condutores de reduzirem a velocidade após desativarem a função de "cruise control".

A Fiat Chrysler está a recolher quase cinco milhões de automóveis nos Estados Unidos, e ainda alguns fora desse território, com o objetivo de repararem uma falha técnica que impede os condutores de reduzirem a velocidade após ser desativada a função de cruise control.

De acordo com a notícia avançada pelo The New York Times (acesso pago, conteúdo em inglês), a marca diz que os condutores podem perder o controlo dos automóveis “em várias situações improváveis”, nomeadamente curto-circuitos na parte elétrica, o que iria manter a mesma velocidade caso os travões fossem acionados ou se tentasse desligar o veículo.

A Fiat Chrysler explica que, em situações normais, o cruise control pode ser controlado pela utilização contínua dos travões ou pela colocação do veículos em “ponto morto” ou mesmo uma paragem. Ainda assim, diz não ter conhecimento de qualquer acidente ou ferimentos na sequência dessa falha, mas identificou um condutor de um Dodge Journey 2017 que passou por uma situação dessas.

“Apesar das circunstâncias excecionais que têm de existir antes de um condutor passar por este problema, estamos a tomar estas medidas porque estamos totalmente comprometidos com a segurança dos veículos“, disse Mark Chernoby, diretor de segurança da Fiat Chrysler nos Estados Unidos. A meta é recolher 4,8 milhões de veículos do mercado norte-americano, e ainda um número ainda não definido fora deste país.

A marca estima que o problema afete veículos fabricados entre 2014 e 2019 com transmissões automáticas e a gasolina. Incluídos estão os 16 modelos vendidos sobre as marcas Chrysler, Dodge, Jeep e Ram.

Recorde-se que, em junho do ano passado, já tinham sido recolhidos 297 mil veículos na América do Norte, devido a um problema de ligações elétricas que podia levar a que o airbag disparasse inadvertidamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fiat Chrysler recolhe 4,8 milhões de veículos nos EUA por problemas no “cruise control”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião