Costa quer empresas a pagar salários mais altos e horários diferentes ao longo da vida

No encerramento do 22.º Congresso socialista, Costa defendeu salários mais altos no setor privado e horários de trabalho diferentes ao longo da vida que permitam compatibilizar trabalho e família.

O líder do PS quer que as empresas paguem salários mais altos e quer um acordo na concertação social que permita fixar horários de trabalho diferentes ao longo da vida. O objetivo é criar condições para que a geração entre os 20 e os 30 anos fique em Portugal. Depois do aumento do salário mínimo, o Governo quer agora ver o salário médio a subir. Costa coloca, porém, esta responsabilidade nos empresários, não dando para já qualquer sinal sobre o descongelamento salarial no Estado.

“Não podemos convergir só para a UE nas estabilidade das finanças públicas e no crescimento. Temos de convergir também do ponto de vista social e salarial”, disse o primeiro-ministro no discurso de encerramento do Congresso socialista.

Costa sabe que este objetivo “não é para amanhã”, mas este é o caminho que quer seguir. “É um debate que temos de ter com o tecido empresarial”, afirmou.

De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Segurança Social, em abril do ano passado, a remuneração base era de 970,88 euros. Este é o salário médio para trabalhadores por conta de outrem apenas no setor privado (mas não cobrindo todas as atividades). O salário mínimo este ano está em 580 euros. A proximidade do salário mínimo em relação ao médio foi um dos temas falados no congresso pelo dirigente sindical, José Abraão, que defendeu descongelamento salarial no Estado em 2019.

Não podemos convergir só para a UE nas estabilidade das finanças públicas e no crescimento. Temos de convergir também do ponto de vista social e salarial.

António Costa

O líder socialista não explicou totalmente como pretende atingir este objetivo, mas foi deixando algumas pistas sobre a forma como Estado pode contribuir para uma decisão que não é sua. As empresas só são mais competitivas se investirem em modernização e, para isso, têm de ter “quadros mais qualificados a quem têm de pagar mais”.

Costa defendeu que só “aumentando o conhecimento ajudamos” e “passo a passo vamos avançando”. “Este ano já abrimos um concurso onde já apoiamos mais de 1000 projetos de investigação”, disse, acrescentando que o empreendedorismo desempenha também aqui um papel essencial. Quem cria um negócio novo e inovador cria “emprego para si, para os outros e de melhor qualidade”, afirmou, destacando este como mais um instrumento para o aumento dos salários em Portugal.

“Temos de ser inventivos”, diz Costa

Além disso, “temos de procurar construir um grande acordo de concertação social para a conciliação da vida pessoal com a vida profissional“, defendeu. Costa diz que, neste tema, “implica sermos inventivos”, tendo adiantado logo uma medida que permita concretizar este objetivo. “Uma nova forma de modelação dos horários de trabalho ao longo da vida (…) para que trabalhar e ter família não seja algo inconciliável.”

Com medidas deste género, o secretário-geral do PS pensa dar resposta a um dos desafios que se colocam no futuro e que está presente na sua moção que trouxe ao congresso socialista e que foi aprovada: ajudar a combater o problema da demografia.

Outra das questões a que o primeiro-ministro quer da resposta é a da emigração. Costa quer dar condições para voltar a quem saiu do país durante o período da troika. E neste caso anunciou já que “para o PS uma das principais prioridades do OE 2019 vai ser um programa de fomente o regresso dos jovens que partiram”.

Antes de anunciar novos objetivos, Costa lembrou algum do trabalho já feito e dos resultados já conseguidos: a economia criou quase 300 mil postos de trabalho e o Governo tem uma proposta para reduzir a precariedade no trabalho, para que “ser candidato a primeiro emprego não signifique ser candidato a emprego precário”.

Num discurso muito virado para os jovens, Costa fechou o congresso com uma mensagem mais dirigida a questões sociais, depois de a tónica dos dois primeiros dias ter sido o sucesso dos resultados alcançados no défice e no crescimento económico.

Um dos números que mais fixam do nosso sucesso é o 0,9% do défice [em 2017, o défice mais baixo da democracia]. Mas o que mais me orgulha é termos conseguido que a taxa de abandono escolar precoce tenha descido de 14% para 12%“, disse Costa, referindo também o crescimento do número de novos alunos no ensino superior, entre outros indicadores.

Depois de um congresso marcado por um debate ideológico sobre onde está o PS, depois de governar com parceiros à sua esquerda e assinar acordos em duas matérias com o PSD, Costa afastou essa discussão e centrou o discurso de encerramento em medidas e políticas públicas.

No entanto, não se esqueceu de deixar um aviso para dentro do partido, depois de no congresso terem surgido potenciais sucessores, entre eles Pedro Nuno Santos e Ana Catarina Mendes. “Não meti os papéis para a reforma.”

(Notícia atualizada)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa quer empresas a pagar salários mais altos e horários diferentes ao longo da vida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião