CMVM regista Raize como primeira entidade gestora de plataformas de crowdfunding

Startup portuguesa obteve luz verde do regulador para operar no negócio do financiamento colaborativo.

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) registou a primeira entidade gestora de plataformas de crowdfunding em Portugal. É a Raize, uma startup portuguesa que agrega já mais de 14.000 investidores.

A Raize foi registada junto da CMVM para exercício da atividade de intermediação de financiamento colaborativo por empréstimo, um modelo de negócio que implica que as entidades financiadas remunerem o financiamento obtido através de juros fixados no momento da angariação do capital. As condições específicas de devolução do capital e de pagamento dos juros resultam de contrato mútuo firmado entre as partes”, adiantou o regulador.

De acordo com o comunicado, o registo da primeira entidade gestora de plataformas de crowdfunding vai ao encontro “do objetivo da CMVM de contribuir para o desenvolvimento do mercado de capitais nacional, nomeadamente pela inovação financeira”.

A atividade da Raize passa assim a estar acrescida “de proteção, dado o maior escrutínio e transparência a que estão sujeitas ao passarem a estar sob a alçada de regulação, supervisão e fiscalização do regulador”.

O registo da primeira entidade gestora de plataformas de crowdfunding em Portugal é um marco no acompanhamento da CMVM às FinTech e vai ao encontro do objetivo da CMVM de contribuir para o desenvolvimento do mercado de capitais nacional, nomeadamente pela inovação financeira, assegurando ao mesmo tempo a defesa da estabilidade do sistema financeiro e da proteção dos investidores.

Fundada em 2015, a Raize iniciou contactos com a Euronext Lisbon para realizar uma oferta pública de um valor que não ficará abaixo dos cinco milhões de euros. Com um crescimento de 150% em 2017 face ao ano anterior, a plataforma criada pela startup agrega mais de 14.000 investidores que foram responsáveis por mais de 500 operações no mercado. A entrada em bolsa deverá acontecer ainda em 2018.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CMVM regista Raize como primeira entidade gestora de plataformas de crowdfunding

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião