Inflação acelera para 1% em maio. Subida dos combustíveis contribuiu

A subida dos preços em Portugal terá acelerado dos 0,4%, em abril, para os 1% em maio, de acordo com a primeira leitura do INE.

O mês de maio terá sido marcado por uma aceleração dos preços em Portugal. A primeira leitura do INE relativa a maio, aponta para que a inflação se tenha situado naquele mês nos 1%. Este valor compara com a inflação homóloga de 0,4% registada em abril. Subida dos preços dos combustíveis terá contribuído para esse avanço dos preços em Portugal.

Já a variação homóloga estimada do indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) aponta para 0,6%, o que compara com o valor final de abril de 0,2%.

“A aceleração do IPC reflete a dissipação do efeito de base associado ao calendário da Páscoa em 2017, tal como referido no destaque do mês anterior, e também a evolução recente dos preços dos combustíveis“, explica o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de maio serão publicados no próximo dia 12 de junho, segundo o INE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação acelera para 1% em maio. Subida dos combustíveis contribuiu

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião