Auditoria à CGD será enviada ao MP se houver indícios de crimes

  • Lusa
  • 30 Maio 2018

A Justiça será acionada, disse Mourinho Félix, se a auditoria à gestão da Caixa Geral de Depósitos entre 2000 e 2015 revelar indícios de irregularidades que mereçam a intervenção do Ministério Público

A auditoria à Caixa Geral de Depósitos (CGD) será enviada ao Ministério Público se houver indícios de práticas que possam constituir crimes, disse hoje o secretário de Estado Adjunto e das Finanças no parlamento, em resposta ao CDS-PP.

Segundo Mourinho Félix, a auditoria à gestão de 15 anos do banco público está agora na fase de um segundo auditor validar os critérios usados, “de modo a assegurar que não há enviesamento”, e será depois enviada aos supervisores, nomeadamente o Banco de Portugal, mas também à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e regulador dos seguros (ASF) se interferir nas suas competências.

Quanto à intervenção da Justiça neste processo, o governante disse que a auditoria “será enviada as autoridades de investigação criminal caso traduza indícios ou práticas que possam indiciar” irregularidades.

Em abril do ano passado foi conhecido que a auditoria à CGD foi adjudicada à consultora Ernst and Young (EY) para analisar os atos da gestão do banco público entre 2000 e 2015. A auditoria deveria ter demorado 15 semanas, mas o prazo prolongou-se.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Auditoria à CGD será enviada ao MP se houver indícios de crimes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião