Commerzbank com prejuízos abaixo do esperado
O banco alemão passou de lucros a prejuízos no terceiro trimestre, face ao período homólogo, penalizado pelos custos do plano de reestruturação.
O Commmerzbank passou de lucros para prejuízos no terceiro trimestre deste ano. O banco alemão reportou esta sexta-feira um prejuízo de 288 milhões de euros nesse período, um valor que compara com lucros de 235 milhões de euros registados no trimestre homólogo. Ainda assim o banco conseguiu superar a expectativa do mercado, já que a média das estimativas dos analistas apontava para um prejuízo de 475 milhões de euros.
Os resultados do banco foram penalizados pelo ambicioso plano de reestruturação que a instituição financeira está a levar a cabo. Contudo o Commerzbank antecipa terminar o ano de 2016 com um “resultado líquido positivo”, segundo explica em comunicado. O balanço do acumulado dos primeiros nove meses do ano reforça isso mesmo. O Commerzbank registou um lucro de 96 milhões de euros até setembro, apesar de corresponder a menos 89,2% face ao resultado atingido em igual período de 2015.
O prejuízo registado no terceiro trimestre deste ano deveu-se sobretudo à depreciação de ativos e à contabilização de provisões para fazer face a riscos. Para aumentar a sua rentabilidade, o Commerzbank tem em curso um plano de despedimentos de 9.000 empregados, de um total de 45.000.
O presidente do banco, Martin Zielke, lembrou que o “Commerzbank tem uma posição muito forte no negócio de financiamento de empresas” e disse que o negócio com os clientes particulares cresceu bem.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Commerzbank com prejuízos abaixo do esperado
{{ noCommentsLabel }}