É oficial: Travão à comercialização de CFD, produtos de alto risco, avança em agosto

A ESMA decidiu impor restrições à comercialização de CFD, revelando preocupação com a alavancagem excessiva que este produto permite. Medida avança em agosto.

Já era conhecida a intenção do regulador em impor restrições à comercialização de CFD, produtos financeiros de alto risco, mas agora já se sabe quando estas começam a ser implementadas. A ESMA emitiu um comunicado em que dá conta de que as medidas foram “formalmente adotadas” apontando o dia 1 de agosto para a iniciativa arrancar no que respeita à comercialização de Contratos por Diferenças (CFD) aos investidores de retalho.

Esta confirmação surge pouco mais de dois meses depois de a ESMA ter revelado a sua preocupação face aos riscos para os investidores relacionados com a comercialização de CFD, tendo na altura anunciado que pretendia impor restrições à sua comercialização. Entre as restrições incluem-se: limites de alavancagem na abertura de posições, uma regra de encerramento da margem por conta e uma proteção contra o saldo.

Os CFD são um produto financeiro complexo que permite alavancar os investimentos num determinado ativo, sem que tal implique a sua posse. Esse ativo subjacente pode ser uma ação, um índice, uma moeda ou matéria-prima, por exemplo.

De acordo com dados recolhidos pelas autoridades nacionais competentes relacionados com a negociação de CFD, entre 74% e 89% das contas de retalho perdem geralmente dinheiro nos seus investimentos, alerta a ESMA. Essas perdas situam-se, em média, entre 1.600 e 29.000 euros por cliente.

Medidas que mais do que justificam as restrições decididas pelo regulador europeu. “As medidas que a ESMA adotou hoje são um passo significativo no sentido da proteção dos investidores da União Europeia, afirmou Steven Maijoor, presidente da ESMA, acrescentando que “as novas medidas sobre os CFD, pela primeira vez, garantirão que os investidores não percam mais dinheiro do que aquele que investem, restringe o uso da alavancagem e de incentivos, e fornece alertas de risco compreensíveis para os investidores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

É oficial: Travão à comercialização de CFD, produtos de alto risco, avança em agosto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião