E vão dois. Depois de Patrício, Sporting comunica à CMVM que Podence invocou justa causa para rescindir

A SAD do Sporting, em comunicado enviado à CMVM, diz que Rui Patrício e Podence invocaram "justa causa” para rescindir o contrato que os liga ao clube.

A notícia já tinha sido avançada pelo jornal Record e foi esta sexta-feira confirmada pela SAD num comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Nesse documento, a SAD do Sporting diz que “recebeu, na manhã de hoje, por fax e email, documento subscrito pelo jogador Rui Pedro dos Santos Patrício, nos termos do qual este comunica a resolução do seu contrato de trabalho desportivo, com invocação de justa causa“.

Ao início da noite, a SAD emitiu novo comunicado ao regulador de mercado onde dá conta de uma situação semelhante, agora a envolver o avançado português Daniel Podence. Diz a SAD que “recebeu, na tarde de hoje, por fax e email, documento subscrito pelo jogador Daniel Castelo Podence, nos termos do qual este comunica a resolução do seu contrato de trabalho desportivo, com invocação de justa causa“.

Em maio, os advogados contactados pelo ECO já admitiam a possibilidade de os jogadores do Sporting poderem invocar a justa causa para rescindirem contratos, depois dos incidentes violentos que aconteceram na Academia de Alcochete. Os advogados admitiam esse cenário com base no artigo 23º do “Regime jurídico do contrato de trabalho do praticante desportivo”, mas não só: também o artigo 394º do Código de Trabalho, que define as condições para a “justa causa da resolução”.

De acordo com o Record, o guarda-redes leonino Rui Patrício terá tentado assinar um contrato com o Wolverhampton, mas Bruno de Carvalho terá, à última hora, impedido a assinatura final. Daí que Rui Patrício tenha decidido rescindir o contrato unilateralmente, alegando justa causa.

O presidente da SAD veio esta manhã reagir ao anúncio da rescisão (na altura só se conhecia a de Rui Patrício), tendo dito que “não vê motivos para rescisões”, acrescentado que espera que “os jogadores respirem fundo” antes de tomarem uma decisão. “Espero que ninguém lhe siga o exemplo, espero que o Rui pense bem”, afirmou o presidente da SAD esta sexta-feira, durante uma conferência de imprensa, transmitida pela SIC Notícias.

Bruno de Carvalho referiu mesmo tratar-se de uma “chantagem”: “Tenho pena que Rui Patrício não tenha tido capacidade para falar connosco e perceber porque, se calhar, estava tudo resolvido. Porque isto é uma chantagem e nunca iremos ceder a isso“. “Não podemos andar aqui em jogos destes. Tenho pena porque tenho a certeza absoluta que o Rui não sabe de nada disto. Isto é uma máquina em movimento que está a atropelar toda a gente”, continuou.

Isto é uma máquina em movimento que está a atropelar toda a gente e tenho medo que os primeiros a serem atropelados sejam o Rui e os sportinguistas.

Bruno de Carvalho

Presidente do Sporting

Questionado sobre a possibilidade de o guarda-redes manter a sua decisão nos próximos sete dias, prazo dito legal pelo presidente, Bruno de Carvalho respondeu: “O Sporting vai acionar tudo o que tem ao seu dispor de meios legais. Já disse várias vezes antes disto acontecer que não há causa nenhuma para justa causa. Portanto, o clube vai serenamente aguardar, não queríamos entrar por aí, não é bom para ninguém”.

(Notícia atualizada às 19h21 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

E vão dois. Depois de Patrício, Sporting comunica à CMVM que Podence invocou justa causa para rescindir

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião