Estado britânico relança privatização do Royal Bank of Scotland

  • Lusa
  • 4 Junho 2018

 O resgate do RBS custou 45 mil milhões de libras ao Estado britânico no final da década passada.

O Estado britânico anunciou esta segunda-feira que vai vender uma parte da sua participação no Royal Bank of Scotland (RBS), relançando o processo de privatização do grupo bancário.

Com a cedência de 7,7% do RBS, o Estado vai reduzir a sua participação para 62,4% do capital do banco, tendo assumido o controlo desta instituição após a crise financeira de 2008, anunciou em comunicado o UK Government Investments Limited, a entidade que gere as participações estatais britânicas.

Segundo o comunicado, o Estado quer vender cerca de 925 milhões de ações por um montante que não foi revelado, numa transação prevista para 07 de junho.

De acordo com o valor do RBS na bolsa de Londres, a venda pode representar cerca de 2,6 mil milhões de libras para os cofres públicos (3 mil milhões de euros). O resgate do RBS custou 45 mil milhões de libras ao Estado britânico no final da década passada.

O Governo já tinha anunciado que queria relançar a privatização do RBS durante a apresentação do orçamento, em novembro passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estado britânico relança privatização do Royal Bank of Scotland

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião