Hoje nas notícias: Ensino, austeridade no PSD e Avillez

  • ECO
  • 5 Junho 2018

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Vários jornais escrevem, esta terça-feira, sobre os resultados das provas de aferição feitas pelos alunos do ensino básico, e o diagnóstico é pouco animador. O Diário de Notícias dá conta de que quase metade destes alunos não sabe situar Portugal no mapa da Europa. No campo da política, Rui Rio vai impor medidas de austeridade para controlar as contas do PSD, que voltou a agravar os prejuízos no ano passado. E uma boa notícia: o Fisco vai dar uma tolerância de 30 dias para a entrega do IRS, que terminava no dia 1 de junho.

Quase metade dos alunos não sabe situar Portugal no mapa da Europa

Entre os mais de 90 mil alunos que realizaram provas de aferição de História e Geografia do 2.º ciclo, no ano passado, 45% não sabia localizar Portugal continental no mapa da Europa, utilizando os pontos colaterais da rosa-dos-ventos. Este é apenas um dos vários indicadores analisados num relatório que abrange dois anos de provas de aferição, realizadas em 2016 e 2017, de várias disciplinas e anos de escolaridade. A maior dificuldade destes alunos, conclui o relatório, não será a falta de conhecimento da matéria, mas a pouca capacidade de aplicar esse conhecimento quando não se trata apenas de repetir factos memorizados, mas de recorrer também ao raciocínio lógico. Leia a notícia completa no Diário de Notícias.

Rio impõe austeridade no PSD

Rui Rio que voltar a equilibrar as contas do PSD, que no ano passado agravou os prejuízos para 2,48 milhões de euros. Para isso, vai colocar em prática medidas de contenção de custos no partido: a sede e as estruturas não poderão apresentar saldos negativos anuais e terão de pedir autorização prévia para despesas não previstas. Na prática, há três iniciativas que poderão sofrer cortes: a Festa do Pontal; a Universidade de Verão da JSD; e o aniversário do partido, em maio. Para além destas medidas de cortes de custos, Rui Rio prepara-se ainda para propor uma alteração à lei do financiamento partidário para clarificar a responsabilização dos diretores financeiros das campanhas autárquicas em gastos excessivos e não previstos em orçamentos. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Fisco dá tolerância de 30 dias para entregar IRS

O prazo para entregar o IRS relativo ao ano passado terminou no dia 1 de junho, mas a Autoridade Tributária vai dar uma tolerância de 30 dias, sem multa, para que quem não entregou possa regularizar a sua situação. Os contribuintes abrangidos pelo IRS automático já tinham um prazo de 30 dias para validarem a sua entregam sem penalização. Já os restantes contribuintes tinham os mesmos 30 dias para entregarem uma declaração de substituição. A combinação destes dois fatores alarga a tolerância para todos, diz o jornal. Leia a notícia completa no Correio da Manhã.

José Avillez compra cinco restaurantes no Porto

José Avillez comprou o grupo de restauração Cafeína, no Porto, que é constituído por quatro restaurantes na zona nobre da Foz e um na Baixa da cidade. A operação deverá ficar concluída até ao final deste mês, segundo antecipa o empresário Vasco Mourão, dono dos restaurantes Cafeína, Terra, Portarossa e Casa Vasco, na Foz, e Panca Cevicheria & Pisco Bar, na Baixa. O objetivo é “fazer crescer o grupo de forma mais sustentada, juntando sinergias e capacidades, mas mantendo o seu ADN e as suas marcas”, explica Vasco Mourão, que continuará no projeto como sócio. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Estado encaixa três milhões com quadros de Miró

As obras do pintor Joan Miró, que faziam parte do universo do antigo Banco Português de Negócios (BPN) e que passaram para a posse do Estado, já renderam três milhões de euros aos cofres públicos. As obras do pintor catalão são propriedade da Direção-Geral do Património Cultural, mas estão cedidas para exibição ao público à Fundação Serralves, no Porto. A receita de bilheteira já pagou 50% do investimento feito nas obras de arte. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Ensino, austeridade no PSD e Avillez

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião