Fox já tem luz verde para comprar a Sky. Mas só se vender a Sky News

O grupo de Rupert Murdoch já tem luz verde provisória do Governo britânico para avançar para a compra da Sky. Mas tem de vender a Sky News.

O Governo britânico deu luz verde à oferta de compra da Fox pela Sky, mas com a condição de a Fox vender a posição que detém na Sky News. Esta é uma decisão provisória, anunciada esta terça-feira. Caso avance, poderá desencadear um braço-de-ferro entre a Fox e a gigante Comcast pela compra do grupo europeu de televisão por subscrição. A notícia foi avançada pela Reuters.

Foi em dezembro de 2016 que a Fox, do magnata Rupert Murdoch, se propôs a comprar os 61% da Sky que ainda não detém. Mas a intenção tem suscitado receios de que a operação dê a Murdoch demasiada influência sobre a indústria dos media no Reino Unido, uma vez que este já detém a Sky News, voltada para o conteúdo editorial. Um regulador britânico chegou mesmo a recomendar o chumbo do negócio.

No entanto, em fevereiro deste ano, a gigante norte-americana Comcast ofereceu-se para comprar a Sky, levando a que alguns membros independentes do Conselho de Administração da Sky retirassem as respetivas recomendações aos acionistas para que alinhassem com a oferta de Murdoch.

A aprovação provisória dada à oferta da Fox sobre a Sky, com a condição de que o grupo se desfaça da posição na Sky News, dá novo fôlego a este dossiê que é um dos mais seguidos no panorama internacional dos media. Para já, a Fox oferece 18,5 mil milhões de dólares pela Sky, enquanto a proposta da Comcast avalia a Sky em 22 mil milhões de libras.

Face ao anúncio da decisão do Governo britânico, a imprensa internacional dá como certo que um braço-de-ferro de propostas pela Sky, entre a Fox e a Comcast, estará iminente.

(Notícia atualizada às 14h40 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fox já tem luz verde para comprar a Sky. Mas só se vender a Sky News

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião