Facebook partilhou dados com Huawei e outras três empresas chinesas

  • ECO
  • 6 Junho 2018

Huawei, Lenovo, Oppo e TCL tiveram acesso a dados privados dos utilizadores do Facebook, como a orientação política e a educação. Em troca, incentivaram estes utilizadores a aderirem à rede social.

O Facebook estabeleceu acordos de partilha de dados com, pelo menos, quatro empresas tecnológicas chinesas, incluindo a Huawei, que está identificada pelas autoridades norte-americanas como uma ameaça nacional, pela relação próxima que mantém com o governo chinês. A informação foi avançada, na terça-feira, pelo The New York Times.

Segundo o jornal norte-americano, os acordos datam, pelo menos, de 2010. Através destes, a Huawei, a Lenovo, a Oppo e a TCL tiveram acesso a dados privados dos utilizadores do Facebook.

A rede social tem estado sob pressão depois do escândalo relacionado com a consultora Cambridge Analytica, que usou dados de 50 milhões de utilizadores do Facebook para influenciar o sentido de votos dos norte-americanos nas últimas eleições. Agora, descobre-se que os dados dos utilizadores são partilhados ainda com mais entidades.

Estes acordos, escreve o The New York Times, ainda se mantêm em vigor, mas responsáveis do Facebook dizem que a empresa vai alterar o acordo com a Huawei até ao final desta semana.

O objetivo destes acordos era empurrar os utilizadores de dispositivos móveis para a rede social, quando as aplicações do Facebook ainda não estavam a funcionar plenamente. Em troca, as empresas tinham acesso a informações como a orientação religiosa ou política destes utilizadores, o trabalho, educação ou estado de relacionamento.

O Facebook garante, ainda assim, que estes dados se mantinham nos dispositivos dos utilizadores, e não nos servidores destas empresas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Facebook partilhou dados com Huawei e outras três empresas chinesas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião