Portugal domina nos resorts: são bons e com preços baixos

  • ECO
  • 8 Junho 2018

Num universo de 26 empreendimentos turísticos, o país conquistou o ouro, destacando-se especialmente na categoria de "regimes fiscais e incentivos".

É em terras lusitanas que estão os melhores resorts do mundo, de acordo com um estudo da Associação Portuguesa de Resorts. Num universo de 26 empreendimentos, espalhados por nove países, Portugal conquistou a medalha de ouro, com especial destaque para a categoria de “regimes fiscais e incentivos“.

Numa competição contra Chipre, Espanha, Turquia, França, Montenegro, Itália, Croácia e Grécia, Portugal tornou-se líder. O país destacou-se com os melhores resorts deste conjunto de países, totalizando 63,5 pontos, com os empreendimentos turísticos gregos na última posição, com 43,7 pontos, lê-se no comunicado.

Pontuações dos países

Fonte: Associação Nacional de Resorts

A nível dos empreendimentos, inseridos nas categorias micro, os resorts portugueses lideraram com 34,6 pontos, seguidos dos da Turquia (33,2 pontos), Chipre (29,1 pontos) e Espanha (28,8 pontos). As unidades portuguesas destacaram-se também nos tópicos “oferta”, “procura” e “acessibilidade e popularidade”. O melhor desempenho verificou-se na categoria “regime fiscal e incentivos”.

Contudo, o país ainda tem pela frente alguns desafios, diz a associação: “Não apresenta bons resultados nos indicadores económicos e demográficos, com um crescimento abaixo da média dos países estudados, e crescimento negativo da população de -0,2% anual entre 2006 e 2016, abaixo da média de +0,3%”, lê-se no comunicado. Para além disso, “é visto como sendo um mercado de preços baixos pelo que produtos de maior qualidade podem ser considerados caros dentro do próprio mercado, ainda que muito competitivos internacionalmente”.

O trabalho de campo foi realizada pela Savills International durante o segundo semestre do ano passado, e analisou as tendências da oferta e da procura, bem como as estratégias de marketing e vendas utilizadas a nível nacional e regional de cada projeto turístico.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal domina nos resorts: são bons e com preços baixos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião