Juros dos cartões de crédito em novo mínimo. Taxas limitadas a 15,7% no terceiro trimestre

No terceiro trimestre, os bancos não podem exigir aos clientes taxas de juro acima de 15,7% nos cartões de crédito. Trata-se de um novo mínimo desde 2010.

A taxa de juro que os bancos podem cobrar nos cartões de crédito sofreu um novo corte. O novo teto foi fixado pelo Banco de Portugal nos 15,7%, taxa de juro que se aplica no terceiro trimestre deste ano, e que é a mais baixa em termos históricos. No segundo trimestre o limite estava nos 15,9%.

A instituição liderada por Carlos Costa baixou a taxa de juro máxima que os bancos podem aplicar nestes cartões durante o terceiro trimestre deste ano para 15,7% (TAEG), abaixo dos 15,9% em vigor no trimestre atual. Esta é a taxa de juro mais baixa desde que, em 2010, o Banco de Portugal começou a definir tetos para a taxa de juro máxima a cobrar pelos bancos na concessão de crédito aos consumidores.

Juros dos cartões de crédito nos últimos cinco anos

Fonte: Banco de Portugal

Na ultrapassagem do crédito, a evolução é semelhante, com o teto para os juros a fixar-se também nos 15,7% no próximo trimestre. Este valor compara com os 15,9% que se verificam no atual trimestre.

No caso dos outros créditos pessoais sem finalidade específica, lar, consolidado, e outras finalidades — onde encaixam habitualmente empréstimos para férias ou compra de eletrodomésticos, por exemplo — o limite baixa dos atuais 13,4%, para 13,3%.

No crédito automóvel, também se observa uma descida no limite aos juros do financiamento com reserva de propriedade. No caso dos carros novos, a taxa passa dos 9,7% para os 9,4%, enquanto nos usados, esta desce dos 12,2% para os 12,1%. Já na locação financeira ou ALD, também ocorre uma descida no teto dos juros no caso dos usados: passa dos 6,1%, para os 6%. Se se tratarem de carros novos, o limite mantém-se nos 5%.

Em contraciclo, surge a finalidade educação, saúde, energias renováveis e locação financeira de equipamentos, onde o limite dos juros sobe. Este passa dos 5,6%, em vigor no segundo trimestre, para 5,8%.

(Notícia atualizada às 16h37 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Juros dos cartões de crédito em novo mínimo. Taxas limitadas a 15,7% no terceiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião