Banco angolano Sol quer ser o próximo a instalar-se em Portugal

  • Lusa
  • 18 Junho 2018

O banco angolano Sol quer captar financiamentos externos para o mercado angolano através de uma filial em Portugal

O banco Sol deverá ser a próxima instituição financeira angolana a estabelecer uma filial em Portugal, para captar financiamentos externos para o mercado angolano, anunciou esta segunda-feira a administração.

De acordo com Coutinho Nobre Miguel, presidente do conselho de administração daquele banco, privado e constituído em 2001, a expansão internacional passa, além de Portugal, por uma filial a estabelecer na vizinha Namíbia e um escritório de representação em Macau.

Com ativos avaliados em 502.775 milhões de kwanzas (1.800 milhões de euros) em 2017, o Sol é o quinto maior banco angolano, contando com 250 agências e 16 centros empresariais, em todo o país, e um volume de crédito a clientes de 190.131 milhões de kwanzas (675 milhões de euros). Em 2017, registou um resultado líquido no exercício superior a 9.171 milhões de kwanzas (32,5 milhões de euros).

"Hoje não podemos limitar-nos apenas ao nosso espaço geográfico. Estamos num mundo cada vez mais globalizado, num mundo de internacionalização das empresas, com uma diplomacia económica e financeira, e a banca tem de ser ativa para captar financiamentos externos e trazes esses financiamentos para repassar para o mercado.”

Coutinho Nobre Miguel

Presidente do Conselho de Administração

O banco Sol detém uma participação de quase 1% no grupo português Galilei, antiga Sociedade Lusa de Negócios, que era a dona do banco BPN. Bancos angolanos como BAI, BNI ou BIC já contam atualmente com sucursais europeias, com sede em Lisboa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco angolano Sol quer ser o próximo a instalar-se em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião