Espanha: Pablo Casado anuncia candidatura à liderança do Partido Popular

  • Juliana Nogueira Santos
  • 18 Junho 2018

Casado é, até agora, o primeiro nome a avançar com a candidatura para o lugar ocupado por Rajoy. O novo líder será escolhido em meados de julho.

Pablo Casado é candidato à liderança do PP.PP/Flickr

Pablo Casado, vice-secretário para a comunicação do Partido Popular (PP), anunciou esta segunda-feira a sua candidatura à liderança do partido, após Mariano Rajoy se ter afastado do lugar.

Através da sua conta do Twitter, o deputado eleito pela província de Ávila deu um passo à frente perante a inação dos principais membros do partido, tais como Alberto Nuñez Feijóo, Soraya Sáenz de Santamaría e María Dolores.

Em abril deste ano, o El País levantou dúvidas acerca do currículo de Casado, principalmente em relação ao seu mestrado em Direito Autónomo e Local na Universidade Rei Juan Carlos, em Madrid. O deputado não terá comparecido nas aulas, não realizou exames nem defendeu a sua tese. Ainda assim, é, por agora, o único a avançar para a liderança do partido.

Após ter sido afastado do Governo espanhol através de uma moção de censura, Mariano Rajoy saiu também do PP, onde ocupava a liderança desde 2011. “É o melhor para mim, para o PP e, creio, também para a Espanha”, afirmou Rajoy na altura. “Continuarei convosco, porque não imagino a minha vida fora do PP. Não vou entregar o cartão de militante”.

O congresso extraordinário do partido está marcado para os dias 20 e 21 de julho e irá servir para decidir o futuro, não só no que diz respeito à liderança, mas também à posição que o partido terá de assumir depois de ter passado de incumbente a oposição. O prazo de entrega de candidaturas para a presidência do partido termina na tarde desta quarta-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha: Pablo Casado anuncia candidatura à liderança do Partido Popular

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião