Parlamento espanhol aprova moção de censura a Rajoy. Sánchez será o novo presidente do Governo

O Parlamento espanhol aprovou, esta sexta-feira, a moção de censura apresentada pelo PSOE a Mariano Rajoy. Chega ao fim o Governo do PP.

O Parlamento espanhol aprovou, esta sexta-feira, a moção de censura apresentada pelo PSOE a Mariano Rajoy, com 180 votos a favor, 169 contra e uma abstenção, avança o El País. Depois de seis anos à frente dos destinos do país, o líder do Partido Popular vai agora deixar o lugar de presidente do Governo. O secretário-geral dos socialistas deverá assumir o cargo deixado por Rajoy.

Conforme esperado, o líder do Cidadãos votou contra a moção em causa. Recorde-se que, apesar de ter retirado o apoio ao PP, o partido de direita liberal defende a antecipação das eleições. Carolina Bescansa e Pablo Iglesias, cofundadores do Podemos, votaram ao lado do PSOE.

Esta é a primeira vez que uma moção de censura derruba um Executivo espanhol. O líder do Cidadãos já desejou “boa sorte e sucesso” a Pedro Sánchez, embora garanta que o PSOE terá “um Governo fraco”. “Não sei quanto tempo durará esta legislatura”, comentou Alberto Rivera, prometendo fazer uma “oposição forte”. “Estou convencido de que faltam poucos meses até que os espanhóis sejam chamados a votar”, salientou ainda o político.

Ainda antes do momento da votação, Rajoy deixou uma mensagem ao povo espanhol, no Twitter: “Foi uma honra ser presidente do Governo e deixar uma Espanha melhor do que a que encontrei. Obrigada a todos, particularmente aos espanhóis e ao PP”.

A moção de censura que derrubou, esta sexta-feira, o Executivo de Rajoy foi apresentada pelo PSOE, depois de vários ex-membros do PP terem sido condenados, na semana passada, a penas de prisão por terem participado num esquema de corrupção, que também beneficiou o partido.

Recorde-se que Mariano Rajoy escolheu não se demitir, mesmo perante a pressão crescente. Ainda assim, esta manhã, o político quis ser “o primeiro” a felicitar Pedro Sánchez, que será “o novo presidente do Governo”, espanhol, dando por aprovada a moção.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Parlamento espanhol aprova moção de censura a Rajoy. Sánchez será o novo presidente do Governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião