Gaia vai cobrar taxa turística de dois euros no verão, um no inverno

  • ECO
  • 18 Junho 2018

Taxa turística? Em Gaia, vai haver uma "taxa de cidade" de dois euros, mas custará metade na época baixa.

A “Taxa de Cidade de Vila Nova de Gaia”, nome que substitui o até aqui designado como taxa turística, custará dois euros em época alta e metade em época baixa foi decidido em reunião de câmara.

No concelho de Gaia vai ser implementada uma taxa para dormidas de turistas, sendo que metade do ano, que inclui os meses de Verão, o valor é igual ao que o Porto anunciou e outra metade é de um euro.

O presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, explicou à vereação que a taxa, que agora se chama “Taxa de Cidade”, ia ser implementada em abril, mas foi decidido mudar o regulamento.

"Assumimos que há sazonalidade na pegada ecológica. Existe, de facto, um impacto diferente em meses de época alta e baixa. Este é um regulamento de Segunda Geração. O Município adiou a implementação da taxa, preferido abdicar de dois/quatro meses de receita e implementar uma taxa justa.”

Eduardo Vítor Rodrigues

Presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia

“Assumimos que há sazonalidade na pegada ecológica. Existe, de facto, um impacto diferente em meses de época alta e baixa. Este é um regulamento de Segunda Geração. O Município adiou a implementação da taxa, preferido abdicar de dois/quatro meses de receita e implementar uma taxa justa”, explicou Eduardo Vítor Rodrigues.

Já, perante as dúvidas do PSD, que é oposição à maioria PS que governa a autarquia de Gaia, Vítor Rodrigues disse que “a redução de preço pode significar aumento de escala”, mantendo a estimativa de que sejam angariados três milhões de euros por ano com esta taxa.

Além dos valores, foi alterada de 13 para 16 anos a idade em que é paga por dormida, entre outros aspetos.

A taxa começará a ser cobrada em setembro, enquanto o regulamento foi aprovado com duas abstenções do PSD.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gaia vai cobrar taxa turística de dois euros no verão, um no inverno

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião