Tribunal Geral da UE confirma: Le Pen tem de devolver quase 300 mil euros

  • Lusa
  • 19 Junho 2018

Marine Le Pen vai ter de devolver quase 300 mil euros ao Parlamento Europeu, por uso indevido de verba. Antiga eurodeputada já avisou que vai recorrer do acórdão.

O Tribunal Geral da União Europeia (UE) confirmou, esta terça-feira, que a antiga eurodeputada da extrema-direita francesa Marine Le Pen tem de devolver quase 300 mil euros ao Parlamento Europeu (PE), por uso indevido da verba.

Por seu lado, a visada já anunciou que vai recorrer “em breve” do acórdão, para o Tribunal de Justiça.

O tribunal confirmou, num acórdão divulgado esta terça-feira, a decisão do PE de reclamar a Marine Le Pen a devolução de cerca de 300 mil euros pelo emprego de uma assistente parlamentar, por não ter demonstrado a efetividade do trabalho dessa assistente.

O Tribunal Geral negou, assim, provimento ao recurso de Marine Le Pen e confirma a decisão do Parlamento de exigir a devolução de 298.497,87 euros, que a ex-deputada ao PE recebeu entre dezembro de 2010 e fevereiro de 2016.

O Parlamento Europeu considerou que Marine Le Pen – que foi deputada entre 20019 e 2017 – de não ter apresentado a prova da existência de uma atividade da assistente local ligada efetiva, direta e exclusivamente ao seu mandato.

O recurso desta decisão, que a líder a extrema-direita francesa anunciou “para breve”, está limitado às questões de direito.

Recentemente, Le Pen propôs a alteração do nome do partido de Frente Nacional para União Nacional.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tribunal Geral da UE confirma: Le Pen tem de devolver quase 300 mil euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião