5 coisas que vão marcar o dia

  • Marta Santos Silva
  • 21 Junho 2018

O Banco de Portugal faz novas projeções para a economia portuguesa, o Eurogrupo reúne-se em Bruxelas e o CDS-PP leva a votos no Parlamento a sua proposta para acabar com o ISP.

Mário Centeno dirige uma nova reunião do Eurogrupo, a equipa de Marcelo Rebelo de Sousa recebe os grevistas da CGD França e Augusto Santos Silva começa a sua visita aos Estados Unidos. Em Portugal, o Parlamento anima-se esta quinta-feira com uma sessão marcada pelo CDS-PP para discutir o Projeto de Lei que o partido desenvolveu para eliminar o Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP). O Banco de Portugal faz novas previsões para os próximos anos na economia portuguesa, entre 2018 e 2020.

A economia portuguesa está no bom caminho?

O Boletim Económico do Banco de Portugal para o mês de junho é divulgado esta quinta-feira e contém novas projeções para a evolução da economia portuguesa ao longo dos próximos anos. Até 2020, quando o Governo espera que o país já não tenha défice, o Banco de Portugal vai deixar a sua perspetiva relativamente à evolução previsível da dívida, do défice, do PIB — ferramentas úteis para avaliar o caminho a percorrer. Nas suas mais recentes previsões, o Banco de Portugal aponta para um crescimento de 2,3% este ano, seguido de um abrandamento para 1,9% em 2019.

Eurogrupo avalia Grécia perto do fim do programa

O programa de ajustamento grego termina a 20 de agosto e o Eurogrupo continua a avaliar o progresso do país. Um progresso que permitiu que a última tranche do empréstimo, mais um cheque de mil milhões de euros, fosse autorizada. Esta quinta, o Eurogrupo liderado por Mário Centeno junta-se para fazer mais uma avaliação ao processo, assim como para estudar a nova proposta de Orçamento espanhol que foi apresentada.

Parlamento vota proposta para acabar com aumento do ISP

Como já tem reclamado há muito, o CDS-PP apresenta hoje no Parlamento a sua proposta para a eliminação do aumento do Imposto sobre Sobre Produtos Petrolíferos (ISP). É provável que, no final da sessão plenária marcada pelo partido, seja votada essa proposta. Pode também, porém, ser enviada para a comissão de especialidade. Esta iniciativa legislativa, segundo o deputado Pedro Mota Soares, é para “ter um caráter imediato”, a fim de que “possa significar o mais rapidamente possível uma descida do preço dos combustíveis para os portugueses”. Mas o CDS não é o único partido a apresentar propostas. PSD, PCP e Bloco também vão pôr sobre a mesa redução o preço do gasóleo rodoviário através do nível de incorporação de biocombustíveis ou a eliminação do adicional do Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP) e a revisão mensal das taxas unitárias de imposto aplicável à gasolina sem chumbo e ao gasóleo rodoviário para o Continente.

Grevistas da CGD França recebidos em Belém

Os trabalhadores da CGD França que se encontram em greve vão ser recebidos em Belém por assessores de Marcelo Rebelo de Sousa, para as áreas do Trabalho e da Economia. Os grevistas tinham feito um “pedido de audiência urgente ao Presidente da República”, já que a manutenção da greve “tem impacto ao nível comercial, financeiro e ao nível de reputação e imagem” do banco público.

Augusto Santos Silva inicia visita aos EUA

O ministro dos Negócios Estrangeiros desloca-se a Washington D.C. onde vai reunir-se com vários membros da Administração de Donald Trump. O motivo da visita de quatro dias que começa hoje é o “Mês de Portugal nos Estados Unidos”, mas servirá também para reunir com o secretário de Estado Mike Pompeo, seu homólogo norte-americano, e o Conselheiro Nacional de Segurança, John Bolton.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião