Avaliação das casas continua a tocar máximos. Sobe há 14 meses

  • Rita Atalaia
  • 27 Junho 2018

O valor da avaliação bancária subiu para 1.176 euros por metro quadrado em maio. Atingiu o valor mais elevado desde junho de 2010.

O preço a que os bancos avaliam as casas para efeito de concessão de crédito voltou a aumentar. O valor da avaliação bancária atingiu, em média, os 1.176 euros por metro quadrado em maio, um máximo desde o verão de 2010.

Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE), que revela que o valor médio de avaliação bancária, de 1.176 euros em maio, representa um aumento de 0,4% relativamente a abril e de 5,9% face ao mesmo mês do ano passado. Em abril, tinha ficado nos 1.171 euros, quando no mesmo mês do ano passado estava em 1.111 euros.

Este foi o 14.º mês consecutivo de aumento dos preços, levando-os para o nível mais elevado desde junho de 2010, antes da chegada da troika a Portugal, quando o valor médio da avaliação bancária se situou exatamente no mesmo valor por metro quadrado.

Valor da avaliação bancária em máximo de junho de 2010

No acumulado do ano, o preço do metro quadrado em Portugal já aumentou em 26 euros, um crescimento de 2,26%. Na prática, assumindo um imóvel com 100 metros quadrados, custa mais 2.600 euros que no final do ano passado, período em que a avaliação feita pelos bancos às casas registou uma subida de 4,55%.

Por tipologias, os apartamentos brilham tanto na variação dos preços como no valor do metro quadrado. O valor médio de avaliação bancária destes imóveis subiu oito euros em maio, para 1.232 euros por metro quadrado. No caso das moradias, o valor manteve-se nos 1.074 euros por metro quadrado. Caiu 0,28% no mês anterior.

Algarve acelera antes do verão

Lisboa continua a ser a região mais cara do país, com uma avaliação média bancária de 1.428 euros por metro quadrado, mas entre abril e maio, os preços registaram uma variação reduzida: cresceram 0,35%, ou seja, cinco euros. Os maiores aumentos verificaram-se no Algarve (+1,4%) e no Alentejo (+0,8%), de acordo com o INE.

“De acordo com o Índice do valor médio de avaliação bancária, em maio, o Algarve, a Área Metropolitana de Lisboa e a Região Autónoma da Madeira apresentaram valores de avaliação superiores à média nacional (26%, 21% e 10% acima ao registado para o país, respetivamente)”, salienta o instituto de estatística.

Em sentido contrário, foi a Região Autónoma dos Açores que registou a única descida: recuou 1,7%, depois de ter sido uma das regiões que registou o maior crescimento no mês anterior. No entanto, a “região do Alto Alentejo foi aquela que apresentou o valor mais baixo em relação à média nacional (-31%)”, remata.

(Notícia atualizada às 11h13 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Avaliação das casas continua a tocar máximos. Sobe há 14 meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião