Sánchez: “Inspiro-me muito na ação política de António Costa”

  • Juliana Nogueira Santos
  • 2 Julho 2018

Sánchez sublinhou que este encontro serviu para "lançar uma mensagem de compromisso com o país irmão", numa relação que chega até à governação.

António Costa e Pedro Sánchez.La Moncloa

Pedro Sánchez, o novo presidente do Governo espanhol, reiterou a sua amizade com o primeiro-ministro português, António Costa, e afirmou que se inspira “muito” na governação portuguesa. Os dois homólogos ibéricos estiveram reunidos esta segunda-feira em Lisboa.

“Inspiro-me muito na ação política de António Costa neste Governo”, disse Sánchez. O presidente espanhol considerou que, ao ser progressista e europeísta, o modelo “baseado no diálogo e na capacidade de negociação” é “um modelo que também queremos em Espanha.”

Os dois governantes estiveram reunidos para discutir a estabilidade da relação bilateral bem como os temas que marcaram a agenda europeia no último Conselho Europeu. “Centrámos muita atenção nos temas da Europa, que precisa de novo impulso, nova vitalidade, para ser mais unida, mais forte, para enfrentar os desafios globais que tem pela frente”, afirmou António Costa.

"Já estive em Paris, em Berlim, e queria ter este encontro aqui em Lisboa para demonstrar que para além de dois países irmãos há dois Governos irmãos.”

Pedro Sánchez

Já Sánchez sublinhou que este encontro serviu para “lançar uma mensagem de compromisso com o país irmão”, numa relação que chega até à governação. “Já estive em Paris, em Berlim, e queria ter este encontro aqui em Lisboa para demonstrar que para além de dois países irmãos há dois Governos irmãos.”

Questionado pelos jornalistas se tinha vindo a Portugal aprender como se lidera uma “geringonça”, a resposta de Sánchez foi simples: “Aprendo muito todos os dias com o meu querido amigo António Costa”. Já o primeiro-ministro português quis deixar claro que “a realidade política não é exportável”.

“Não damos aulas uns aos outros, trabalhamos em conjunto”, afirmou Costa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sánchez: “Inspiro-me muito na ação política de António Costa”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião