Parlamento europeu chumba lei que proibia memes. Internet festeja com… memes
Parlamento Europeu chumbou a diretiva dos direitos de autor online, que punha em causa a utilização de memes nas diferentes plataformas. Utilizadores festejam nas redes sociais.
O Parlamento Europeu votou, esta quinta-feira, contra a reforma dos direitos de autor na internet, que poderia vir a limitar, ou até mesmo proibir, a utilização de memes nas plataformas online, como o Google, o Facebook ou o Twitter.
A notícia foi recebida pelos ativistas da #SaveYourInternet com bastante euforia, levando-os rapidamente a reagir nas redes sociais, nada mais, nada menos, do que com… Memes de todas as formas e feitios.
Tweet from @TheJessy34
Tweet from @insoniascarvao
Tweet from @SilyssaOfficial
Tweet from @KarlBrophy
Tweet from @rsaraiva
A votação terminou com 278 votos a favor e 318 contra, o que faz com que esta reforma tenha de ser novamente revista, antes de poder voltar a ser votada pelos eurodeputados.
Caso tivesse sido aprovada, as plataformas online iriam ser obrigadas a instalar ferramentas de reconhecimento de conteúdo, isto é, que identificassem na altura do upload, se aquele conteúdo era protegido por direitos de autor ou não.
Tweet from @Europarl_EN
A favor desta diretiva estavam companhias discográficas, como a Warner Bros, músicos, como Paul McCartney, e compositores, como Ennio Morricone, que consideram não se tratar de censurar a internet, mas sim, de justiça para com os autores, criadores e editores.
Esta reforma dos direitos de autor online tinha, precisamente, como objetivo conter a pirataria online e a utilização indevida dos conteúdos, tendo em conta que muitas vezes são utilizadas imagens de cenas de filmes ou séries de televisão conhecidas, o que pode ser considerada uma infração de acordo com a nova lei europeia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Parlamento europeu chumba lei que proibia memes. Internet festeja com… memes
{{ noCommentsLabel }}