Libra cai após demissão de Boris Johnson. Ações sobem quase 1%

A demissão de Boris Johnson está a pesar na cotação da libra, que cai face ao euro e ao dólar. Em contrapartida, a bolsa britânica valorizou quase 1%.

O preço da libra está a cair face ao euro e ao dólar, depois de conhecida a demissão de Boris Johnson do cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido esta segunda-feira. Em contrapartida, na bolsa registam-se ganhos mais expressivos.

Antes da demissão de Boris Johnson, a libra valia 1,334 dólares. Agora, está a valer cerca de 1,3242 dólares, uma queda de 0,32%. Além disso, a divisa também perde valor face ao euro: cai 0,37%, com cada euro a valer 88,70 pence, segundo a Reuters. Ou seja, são agora precisos cerca de 1,13 euros para comprar uma libra.

O cenário de tensão política no Reino Unido está a pesar no valor da libra, com Theresa May a arriscar ter de enfrentar uma moção de censura em Westminster. Um cenário que pode levar à queda do Governo britânico e colocar em causa o Brexit nos termos atualmente definidos, abrindo a porta a uma saída mais suave do bloco por parte do país.

“Com estas demissões em menos de 24 horas, a libra começou a cair face à possibilidade de Theresa May ver a sua liderança ser desafiada dentro do próprio partido, e subsequente possibilidade de novas eleições gerais”, disse à ITV o analista financeiro da SpreadEx, Connor Campbell.

Nas bolsas o cenário foi o oposto. A demissão de Boris Johnson puxou pelos ganhos no FTSE 100, com o principal índice do Reino Unido a avançar 0,92% face à sessão anterior, a cotar nos 7.687,99 pontos. A queda no valor da libra leva a que os produtos britânicos fiquem mais baratos nos mercados internacionais, impulsionando as exportações.

Boris Johnson, firme apoiante do Brexit, anunciou esta segunda-feira a sua demissão da pasta dos Negócios Estrangeiros. Foi a terceira baixa em 24 horas, depois da saída de David Davis do cargo de ministro do Brexit, e de Steve Baker, número dois no Departamento para a Saída da União Europeia.

(Notícia atualizada às 16h43 com cotação de fecho da bolsa)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Libra cai após demissão de Boris Johnson. Ações sobem quase 1%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião