A tarde num minuto

Não teve tempo de ler as notícias esta tarde? Fizemos um best of das mais relevantes para que fique a par de tudo o que se passou, num minuto.

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Boris Johnson, demitiu-se esta segunda-feira. É a terceira baixa em 24 horas, depois de David Davis e Steve Baker. O presidente do BCE voltou a apelar à necessidade de criar um fundo de garantia europeu que permita assegurar os depósitos da Zona Euro. Draghi defende que a partilha de riscos ajuda a diminuí-los.

Boris Johnson demitiu-se e vai deixar a pasta dos Negócios Estrangeiros do Governo de Theresa May, avançou a Reuters. Esta é a terceira baixa em 24 horas, depois da saída de David David, que era ministro do Brexit, e de Steve Baker, o seu braço direito no Departamento para a Saída da União Europeia, de acordo com o The Guardian.

O presidente do Banco Central Europeu (BCE) voltou a falar da necessidade da criação de um fundo de garantia de depósitos bancários comum para a Zona Euro. O apelo foi feito por Mario Draghi perante os deputados europeus, nesta segunda-feira, socorrendo-se do argumento de que a partilha de riscos ajuda a diminuí-los.

De que serve uma lei, se ela é alterada todos os anos por outras leis? Esta é a dúvida lançada por Rui Nuno Baleiras que, num artigo de opinião publicado a 2 de julho no jornal Público, apresenta uma contabilidade para as mudanças que a Lei das Finanças Locais (LFL) sofre praticamente todos os anos no Parlamento, quando os deputados votam o Orçamento do Estado (OE). Entre 2001 e 2018, só em 2009 não houve uma norma do OE a alterar uma regra da LFL, disse ao ECO. Em 17 anos, o OE sobrepôs-se à lei que fixa as regras financeiras das autarquias.

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, disse esta segunda-feira que, numa altura em que tanto se tem falado no Interior e no desenvolvimento do Interior, os investimentos ferroviários em curso “estão todos encostados à fronteira”.

O Governo vai avançar com um reforço de 300 milhões de euros de apoio ao empreendedorismo, adianta esta manhã o Diário de Notícias (acesso pago). De acordo com o Dinheiro Vivo/DN, o reforço é uma tentativa para incrementar o “crescimento tão acelerado” como o que o “ecossistema teve nos últimos dois anos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A tarde num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião