Hoje nas notícias: Recibos verdes, Autoeuropa e hipers

  • Rita Atalaia
  • 10 Julho 2018

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Apesar dos esforços do Governo para diminuir a precariedade no Estado, o número de trabalhadores a recibos verdes aumentou no ano passado. Na Autoeuropa, os trabalhadores querem avançar com uma providência cautelar para impedir a implementação do novo horário. Já a nova proposta laboral vai penalizar super e hipermercados, uma vez que anula uma norma do contrato coletivo que permite que todas as empresas possam contratar a prazo quando lançam uma nova atividade. Estas e outras notícias vão marcar esta terça-feira.

Trabalhadores a recibos verdes no Estado aumentam 14,6%

O Governo quer diminuir a precariedade no Estado, mas o número de trabalhadores a recibos verdes nos organismos públicos voltou a aumentar no ano passado. De acordo com dados divulgados pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público, os serviços do Estado central e as autarquias tinham 17.728 pessoas em regime de prestação de serviços. Ou seja, mais 14,6% do que em 2016. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Trabalhadores da Autoeuropa quer avançar com providência cautelar

Um grupo de trabalhadores da Autoeuropa quer avançar com uma providência cautelar para impedir a implementação dos novos horários na fábrica de Palmela. Os funcionários exigem uma maior compensação por este novo regime, que deverá entrar em vigor a partir de agosto, estando em causa a criação de 19 turnos semanais na Autoeuropa. Os horários definidos pela administração preveem trabalho ao fim de semana e trabalho noturno nos dias de semana. Leia a notícia completa no i (acesso pago).

Proposta laboral penaliza super e hipermercados

A proposta de alterações ao Código do Trabalho anula uma norma do contrato coletivo do setor retalhista que permite que todas as empresas possam contratar a prazo quando lançam uma nova atividade ou quando abrem um novo estabelecimento, como uma loja. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Universidades duplicam estudantes estrangeiros

A presença em feiras internacionais, sobretudo no Brasil e na China, a qualidade de vida do país e a facilidade de candidatura justificam o aumento da procura das universidades portuguesas por parte de alunos estrangeiros. Em cinco anos, os estrangeiros a tirar diploma em Portugal aumentaram de 14 mil para 26 mil. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Lisboa e Porto de comboio vai demorar mais seis minutos

A viagem de comboio entre Porto e Lisboa vai demorar mais sete minutos a partir de 5 de agosto. Isto devido ao impacto das obras de renovação na ferrovia a decorrer na Linha do Norte, no troço Ovar-Gaia, a cargo da Infraestruturas de Portugal. A CP, ainda assim, não vai reduzir o número de viagens. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso condicionado).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Recibos verdes, Autoeuropa e hipers

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião