Estas são as 10 maiores fortunas de Portugal

  • ECO
  • 10 Julho 2018

A família Amorim está no topo da lista dos mais ricos de Portugal, contando com uma fortuna avaliada em mais de 4,5 mil milhões de euros. Conheça os dez maiores milionários portugueses.

A família Amorim figura no topo da lista das maiores fortunas do país, que irá ser publicada pela revista Forbes na edição do mês que vem. Com uma fortuna de mais de 4,5 mil milhões de euros, Maria Fernanda Amorim, esposa do falecido empresário Américo Amorim, surge em primeiro lugar no pódio, com ativos como a Galp Energia e a Corticeira Amorim, ambas cotadas na bolsa de Lisboa.

A revista Forbes divulgou esta terça-feira a lista das dez pessoas mais ricas de Portugal. Maria Fernanda Amorim e família ocupam o primeiro lugar da tabela, seguidos por Alexandre Soares dos Santos e família, com ativos como a Jerónimo Martins, dona da cadeia de hipermercados Pingo Doce. Vítor Manuel da Silva Ribeiro surge em terceiro lugar no pódio. Conheça a lista completa com mais detalhe:

1. Maria Fernanda Amorim e família

Tem 83 anos, é natural de Vila Nova de Gaia e dispõe de uma fortuna avaliada em 4.502 milhões de euros. Maria Fernanda Amorim é a esposa do falecido empresário Américo Amorim, fundador da Corticeira Amorim, e mãe de Paula Amorim. Para além do grupo a que dá nome, a família detém ativos como a Galp Energia e o Banco Único em Moçambique.

A empresária Paula Amorim, filha de Américo Amorim, tem vindo a destacar-se como a cara da família.Paula Nunes / ECO

2. Alexandre Soares dos Santos e família

É conhecido por ser o patrão da Jerónimo Martins. Alexandre Soares dos Santos tem 82 anos, é natural do Porto e conta com uma fortuna avaliada em 3.419 milhões de euros. Para além do grupo que detém os hipermercados Pingo Doce em Portugal e Biedronka na Polónia.

Alexandre Soares dos Santos, patrão da Jerónimo Martins, tem a segunda maior fortuna de Portugal.Paula Nunes / ECO

3. Vítor Manuel da Silva Ribeiro e família

Com uma fortuna de 1.401 milhões de euros, Vítor Manuel da Silva Ribeiro surge em terceiro lugar no pódio da revista Forbes Portugal. Os seus principais ativos são o Banco Invest, a Mundicenter e a Alves Ribeiro Construção.

4. Vasco de Mello e família

Tem 61 anos e ativos como a Bondalti, Brisa e José de Mello Saúde. Vasco de Mello é natural de Cascais e conta com uma fortuna avaliada em 1.179 milhões de euros.

Vasco de Mello numa apresentação na Associação Nacional de Farmácias.

5. Pedro Mendonça de Queiroz Pereira

A meio da lista está Pedro Mendonça de Queiroz Pereira. Tem 69 anos, é natural de Lisboa e conta com uma fortuna avaliada em 1.129 milhões de euros. Os principais interesses estão no setor papeleiro e hoteleiro, contando com ativos como o grupo Semapa (Secil e Navigator) e Hotel Ritz.

O presidente do Conselho de Administração do grupo Portucel Soporcel, Pedro Queiroz Pereira durante a apresentação dos mais recentes investimentos do Grupo Portucel Soporcel, em Cacia, Aveiro, 13 de outubro de 2015.

6/7. Manuel Violas e Rita Violas e Sá

É a partir do sexto e sétimo lugares que as fortunas passam dos quatro para os três dígitos. Ainda assim, Manuel Violas e Rita Violas e Sá detêm uma fortuna de 889 milhões de euros. São naturais de Espinho e detêm ativos como o grupo Super Bock, os casinos e hotéis Solverde, o colégio Clip e a Cotesi.

Manuel Violas, durante a inauguração do Pedras Salgadas spa & nature park, 23 de junho de 2013.José Coelho/Lusa 23 Junho, 2013

8. Luís Vicente

Tem uma fortuna de 822 milhões de euros e surge em oitavo lugar na tabela. É dono do grupo Luís Vicente, do grupo Nuvi e Refriango.

9. José Neves

Com 44 anos e raízes no Porto, o patrão da Farfetch está em nono lugar na lista dos mais ricos de Portugal. José Neves fundou o primeiro “unicórnio” português, uma empresa do setor do luxo com sede em Londres. Tem uma fortuna avaliada em 689 milhões de euros.

José Neves na apresentação da Dream Assembly.Paula Nunes / ECO

10. Fernando Jorge Pinho Teixeira

É natural de Vale de Cambra e é a décima entrada da lista dos portugueses mais ricos. Com 81 anos, dispõe de uma fortuna de 612 milhões de euros. O seu principal ativo é o grupo Ferpinta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estas são as 10 maiores fortunas de Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião