Trump diz que países da NATO deveriam “reembolsar” Estados Unidos por pagamentos em atraso

  • Lusa
  • 10 Julho 2018

Donald Trump acusou os países da NATO de incumprimento desde há vários anos nas suas despesas militares e sugeriu estes aliados que deveriam “reembolsar” os Estados Unidos por pagamentos em atraso.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou hoje os países da NATO de incumprimento desde há vários anos nas suas despesas militares e sugeriu estes aliados que deveriam “reembolsar” os Estados Unidos por pagamentos em atraso.

“Numerosos países da NATO, que devemos defender, não apenas não cumprem o seu compromisso de 2% [que é baixo], mas desde há anos que estão em falta nos seus pagamentos, que não efetuam. Irão reembolsar os Estados Unidos?” – questionou Trump numa mensagem no Twitter, na sequência de frequentes insistências para exigir aos europeus que aumentem as suas despesas militares para respeitar o compromisso de mantê-las nos 2% do seu PIB em 2024.

Trump escreveu esta mensagem a bordo do avião presidencial Air Force One que o conduz a uma cimeira da NATO agendada para quarta e quinta-feira em Bruxelas.

O Presidente norte-americano já anteriormente tinha afirmado que o sistema financeiro da NATO “não é justo nem aceitável”

“Os Estados Unidos estão a gastar muito mais na NATO que qualquer outro país. Não é ajusto nem aceitável. Apesar de alguns destes países terem aumentado as suas contribuições desde que assumi o cargo, devem fazer muito mais”, afirmou Trump.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump diz que países da NATO deveriam “reembolsar” Estados Unidos por pagamentos em atraso

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião