Hoje nas notícias: Brisa, TAP e sobreendividamento

  • ECO
  • 13 Julho 2018

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O debate do Estado da Nação marca o dia e é um tema incontornável nos jornais desta sexta-feira. Mas há mais notícias a marcar as manchetes. Hoje é conhecido que a Inspeção-Geral das Finanças detetou várias irregularidades na concessão de subvenções a empresas privadas e entidades do setor social em 2016, mas é dada conta ainda da intenção de o Governo revisitar os contratos de concessão da Brisa. Referência ainda para os pedidos de ajuda à Deco de famílias sobreendividadas que continuam a subir, mas também das reclamações de passageiros desde a entrada dos privados no capital da TAP. O presidente da Apifarma, João Almeida Lopes, não poupa também críticas à decisão do Executivo de António Costa de passar as instalações do Infarmed para o Porto.

Organismos públicos dão milhões à margem da lei

A Inspeção-Geral de Finanças (IGF) detetou várias irregularidades na concessão de subvenções a empresas privadas e entidades do setor social em 2016. Treze organismos públicos não terão reportado àquela entidade subvenções que concederam no valor global de 44,4 milhões de euros, três entidades atribuíram apoios no valor de 600 mil euros sem fundamento legal e 499 entidades públicas que deram benefícios no montante de 3.203 milhões de euros não cumpriram a correspondente obrigação fiscal declarativa, avança o Jornal de Negócios (acesso pago) nesta sexta-feira.

Governo vai “revisitar” contratos da Brisa

O Executivo liderado por António Costa pretende revisitar o contrato de concessão com a Brisa. A intensão foi revelada por Guilherme d’Oliveira Martins, secretário de Estado das Infraestruturas, em entrevista ao Jornal Económico (acesso pago) onde dá conta da necessidade de renegociar troços que não foram construídos e rever as obrigações assumidas pela empresa. O responsável político dá ainda conta das prioridades para a rodovia, ferrovia, aeroportos e telecomunicações.

Consumo a crédito faz subir pedidos de ajuda

Mais emprego e mais rendimentos não impedem o aumento do número de pedidos de ajuda à Deco por parte de famílias envolvidas com o problema do sobre-endividamento. De acordo com a edição online do Diário de Notícias (acesso pago), nos primeiros seis meses deste ano 17.400 famílias pediram ajuda à Deco, acima dos 17.370 do mesmo período do ano passado. A associação de consumidores alerta que há casos de empréstimos à habitação feitos em 2017 que já estão em incumprimento.

Queixas disparam com entrada de privados na TAP

Desde a entrada de capital privado na transportadora aérea nacional, em 2015, que as queixas relativas aos serviços prestados não param de aumentar, avança o Jornal de Notícias. Segundo o diário houve um aumento de 63,6% no número de queixas, ou seja, as 3.836 reclamações feitas em 2015 passaram para 6.274, o ano passado. Estas queixas acompanham a tendência verificada também no aeroporto de Lisboa, onde o número queixas aumentou 14% em 2017, como revelou o Público esta segunda-feira. Leia a notícias completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

“Deslocalização do Infarmed vai afetar todos os portugueses”

O presidente da Apifarma, João Almeida Lopes, não poupa críticas à decisão do Executivo de António Costa de passar as instalações do Infarmed para o Porto. Em entrevista ao Jornal i o responsável questiona o sentido de “gastar 17 milhões de euros num edifício quando a saúde está subfinanciada”. Recorde-se que a viabilidade da transferência está a ser analisada por um grupo de trabalho, depois das fortes críticas que o anúncio inicial teve, que foi encarregue de elaborar um estudo sobre a relação custo benefício da medida, assim como identificar riscos e vantagens e analisar o impacto nos funcionários desta entidade. Leia a notícias completa no Jornal i (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Brisa, TAP e sobreendividamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião