Web Summit: PT demonstra rede 4,5G com tecnologia portuguesa

A PT demonstrou pela primeira vez a tecnologia 4,5G, com débito de 350 Mbps. A responsável pela internet no Web Summit garantiu ainda que a rede do evento está a funcionar "acima das expectativas".

A Comissão Europeia quer o 5G, a quinta geração de rede móvel de internet, a funcionar o quanto antes. O prazo é 2020 e o tempo, esse, começa a apertar. Assim, esta terça-feira, a PT e a Huawei demonstraram, no Web Summit e pela primeira vez em Portugal, aquilo que será a geração de transição: o 4,5G.

Em causa, velocidades de ligação que, na demonstração, alcançaram os 375 Mbps (megabits por segundo). “Hoje, a média são 150 [Mbps]”, explicou Alexandre Fonseca, chefe da área tecnológica da empresa. A velocidade foi conseguida com recurso a uma pequena rede emulada pela PT, usando alguma tecnologia portuguesa desenvolvida em Aveiro e terminais ligeiramente maiores do que um computador portátil — ainda só há “cinco ou seis” telemóveis no mercado que suportam essas velocidades, garantiu.

“Dentro de um ano”, será possível ir ainda mais além: chegar a débitos de até 1,7 Gbps (gigabits por segundo), explicou Alexandre Fonseca. Ao mesmo tempo, assumiu ser “perfeitamente possível”, ao nível técnico, chegar à quinta geração em 2020. Alertou, no entanto, que, para isso acontecer, “é preciso é serem criadas as condições regulatórias e do ponto de vista tecnológico e de investimento que permitam que os operadores assim o possam fazer”.

Alexandre Fonseca, da PT, durante a demonstração da tecnologia 4,5GFlávio Nunes/ECO

Internet no Web Summit funciona “acima das expectativas”

A PT é a responsável pela rede de internet do Web Summit. E apesar dos constrangimentos desta segunda-feira, em que Paddy Cosgrave, fundador do evento, não conseguiu aceder à internet perante uma plateia de 15 mil pessoas — diz-se que estava ligado à rede Wi-Fi errada, mas não se sabe ao certo –, Alexandre Fonseca reiterou que a rede do evento “está a funcionar acima das expectativas”.

“[Está] toda a gente a fazer upstream de vídeos para o Facebook , a tirar fotografias com câmaras de 4G, com câmaras de Wi-Fi a funcionar a 30 [Mbps] de débito”, disse. O executivo da PT falava aos jornalistas após a demonstração do 4,5G num dos pavilhões da FIL, em Lisboa. “[A PT] tem uma infraestrutura preparada, [que] montámos nos últimos quatro meses. Uma infraestrutura Wi-Fi e de rede móvel preparada para ter aqui 50 mil pessoas”, garantiu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Web Summit: PT demonstra rede 4,5G com tecnologia portuguesa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião